domingo, 5 de agosto de 2012

Batman: Dos quadrinhos para o Cinema


Por Lázaro 'Arauto' Júnior 

"A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer."
BATMAN: CAVALEIRO DAS TREVAS, mini-série em 4 edições, editora abril, 1987.
"Gotham City é o Inferno. Nós vivemos no Inferno. E eu sou o Rei do Inferno".

UM CONTO DE BATMAN: GOTHIC, mini-série em 5 edições, editora abril, 1991.
Batman entra no hall da fama do cinema como uma das melhores adaptações de heróis dos quadrinhos. Mas de onde veio a inspiração para o sucesso dos novos filmes que eclipsaram os antigos de Tim Burton e Joel Schumacher?

Uma mente promissora

Batman renasceu sob as mãos talentosas de Christopher Nolan em 2005, que rendeu uma continuação bombástica três anos depois com BATMAN THE DARK KNIGHT. Este segundo filme teve como ápice a interpretação de Heath Ledger (cujo falecimento entristeceu e preocupou os fãns, no que se refere ao último filme de Nolan pela franquia). Em 2012, a adaptação pelas mãos talentosas de Nolan chega ao fim. O filme é um sucesso absoluto que unido aos dois anteriores forma uma das visões mais inteligentes e interessantes do nosso século. Certamente, uma das grandes obras cinematográficas do século 21 tendo os quadrinhos como fonte.
Mas de onde surgiram as idéias para essa "nova" versão do homem-morcego? Claro que os filmes mais recentes tem conceitos originais, mas as histórias e os vilões foram inspirados nas revistas em quadrinhos mais famosas do vigilante, o que foi um delírio para os fãns das HQs de Batman e uma satisfação imensa para os cinéfilos e "cine-espectadores" ocasionais.



A Alma da Trilogia de Nolan

A variação e quantidade de revistas envolvendo o Batman são significativamente grandes. O que não é necessariamente ruim, pois isso demonstra o sucesso e o prestígio do herói para com o público leitor de quadrinhos (Isso e o fato da DC Comics ter uma imensa quantidade de títulos diferentes envolvendo direta e indiretamente seus personagens. E haja tempo e dinheiro pra ler e comprar tudo isso!). Porém, há aquelas histórias que fizeram tanto sucesso e destaque que acabaram ganhando encadernações de arcos fechados. Com acabamentos na arte final, papel melhor, capa e contra-capa, pin-ups e uma série de extras, estes encadernados são um obrigação para quem é fã do personagem e para qualquer um que queira conhecer as melhores histórias do Batman, que foram fontes de inspiração para BATMAN BEGINS, BATMAN: THE DARK KNIGHT e BATMAN: THE DARK KNIGHT RISES.




BATMAN: O MAIS LONGO DIA DAS BRUXAS

<->Ano das Publicações: 1985, Graphic Novel, Editora Abril

<->Sinopse: um assassino em série chamado de "Feriado" tem matado os chefões da máfia de Gotham. Batman, o comissário Gordon e o promotor público Harvey Dent se unem numa tentativa de resolver o mistério. Durante as investigações, os aliados passam a desconfiar uns dos outros devido a genialidade do criminoso. Esta publicação foi uma forte fonte de inspiração para o BATMAN: THE DARK KNIGHT.






BATMAN: A PIADA MORTAL

<->Ano das Publicações: 1987, Graphic Novel, da editora Abril

<->Sinopse: Batman tenta dialogar com o Coringa para evitar que ambos acabem se matando em suas pelejas. Porém, o Coringa foge do Asilo Arkham e dá seguimento a um plano que pode levar o comissário Gordon à Loucura. Uma possível origem do Coringa é mostrada mas ao final da HQ, descobre-se o qual perturbado e insano o vilão realmente é.



BATMAN: ANO UM

<->Ano das Publicações: 1987, Graphic Novel.

<->Sinopse: nem sempre Batman foi uma lenda. Assim como qualquer um, ele precisou penar e aprender como lidar com os bandidos, a polícia corrupta e a desenvolver seu modos operandi de combater o crime de Gotham. Esta HQ foi inspiração para o BATMAN BEGINS e relata o primeiro ano de Bruce Wayne como Batman.



BATMAN: CAVALEIRO DAS TREVAS

<->Ano das Publicações: 1987, Graphic Novel.

<->Sinopse: Bruce Wayne abandonou o manto do Batman e vive uma vida normal. Os criminosos mais perigosos se afastaram das ruas, revelando o fundo de verdade em que o Batman gerava mais criminosos do que combatia. Porém, em seu afastamento, o crime aumentou exponencialmente. Frente a uma maré de crimes tão grande como a cidade de Gotham nunca viu, o herói decide retomar sua identidade de Cavaleiro das Trevas e enfrentar mais uma vez os criminosos. Frente a este acontecimento, o Coringa, que permanecia em estado vegetativo há anos, dá um sinal de vida ao perceber que o herói voltou à ativa. Esta publicação foi uma forte fonte de inspiração para o BATMAN THE DARK KNIGHT RISES, pois mostra um herói enferrujado pelos anos de ócio na vida social.




BATMAN: MORTE EM FAMÍLIA

<->Ano das Publicações: 1988, em Batman mensal, pela editora Abril

<->Sinopse: após ficar sabendo de detalhes da morte de seus pais, o Robin (Jason Todd) descobre que sua mãe biológica está viva e se afasta do Batman para ir em busca dela. O desfecho dessa busca culmina na maior característica da visão atual do Coringa.



BATMAN: ADVOGADO DO DIABO

<->Ano das Publicações: 1996, Graphic Novel, da Editora Abril

<->Sinopse: selos comemorativos dos correios de Gotham são envenenados com a fórmula mortal do Coringa. O mesmo é preso por Batman e Robin, julgado e condenado à cadeira elétrica. O insano criminoso se diz inocente e ultrajado com o fato de pensarem que ele se rebaixaria a algo tão trivial. O Batman acredita na inocência do Coringa e corre contra o tempo numa tentativa de levar o verdadeiro culpado a justiça, o que contraria seus aliados, pois isso inocentaria o Coringa. Nessa publicação, a violência desenfreada do Coringa se mostra ao espancar de forma insanamente violenta um detendo com um sapato.



Sagas imperdíveis

Outros arcos fizeram grande sucesso e tiveram acentuado destaque na longa trajetória do herói nas HQs desde sua criação e popularização. Destas, valem a pena ser mencionadas:


BATMAN A QUEDA DO MORCEGO

<->Ano das Publicações: 1992 a 1994

<->Sinopse: este arco mostra a origem de Bane, o maior flagelo de Batman. Seu surgimento, planos para derrotar o homem-morcego e seu desfecho em destruir tanto o herói quanto o homem por trás da máscara. Esta publicação influenciou diretamente o último filme da franquia de Nolan, BATMAN THE DARK KNIGHT RISES.




BATMAN CONTÁGIO

<->Ano das Publicações: 1996

<->Sinopse: uma variação do vírus do ebola ameaça a cidade de Gotham. O Robin (Tim Drake) é contaminado e Batman, juntamente com alguns aliados, tenta desesperadamente encontrar uma cura para um vírus que pode extinguir 90% da população da cidade. A forte determinação de Batman e calculismo frio fazem parte da caracterização do personagem nessa visão atual.




BATMAN TERREMOTO

<->Ano das Publicações: 1998

<->Sinopse: um terremoto de proporções dantescas atinge Gotham City. Enquanto todos correm contra os efeitos do terremoto, o Batman luta desesperadamente para sobreviver a catástrofe, uma vez que o mesmo estava na Bat-caverna quando tudo aconteceu. Esse arco e o BATMAN TERRA DE NINGUÉM foram responsáveis pela ambientação do BATMAN THE DARK KNIGHT RISES. Um dos melhores arcos do herói nos quadrinhos.


BATMAN TERRA DE NINGUÉM

<->Ano das Publicações: 1999-2000

<->Sinopse: após os eventos apresentados em BATMAN TERREMOTO, a cidade de Gotham foi anunciada como Cidade de Ninguém: um território sob controle do Estado Americano, mas que NÃO faz parte do mesmo. Os cidadãos que persistiram em ficar na cidade em ruínas tem que lutar diariamente pela sobrevivência. Corridas simples ou violentas para encontrar alimentos e objetos úteis se desenrolam trivialmente, enquanto gangues de criminosos lutam pela disputa de territórios e suprimentos. Batman volta à cidade, mas precisa reaprender a lidar com Gotham no atual estado em que se encontra. Se não o melhor, é um dos melhores arcos de Batman em toda a sua história nos quadrinhos, juntamente com BATMAN TERREMOTO.


Quadrinhos e Games

A visão atual de Batman, tanto nas HQs quanto nos filmes, pode ser vista com primor em alguns jogos eletrônicos mais recentes, como BATMAN ARKHAM ASYLUM e BATMAN ARKHAM CITY. Todos à venda nas versões para PS3, X-Box 360, PC e MAC.

O sucesso das versões de Batman para os Games foi tamanho que rendeu uma edição especial como prelúdio para o BATMAN ARKHAM CITY.

A saga mostra os acontecimentos logo após o BATMAN ARKHAM ASYLUM. A história é escrita por Paul Dini, roteirista do Game homônimo, tendo 5 edições em seu modo original. A edição brasileira trazida pela Panini Comics é composta por um encadernado de 115 páginas, capa cartonada e excelente acabamento. Com certeza, vale a pena ter na estante!


Um comentário :

  1. Muito boa a matéria! eu tenho algumas edições do Batman: Terremoto e achei muito louco também!

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...