terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trilha Sonora do Jogo - Parte II


por Mateus "HaroldoNVU" Nascimento



No artigo passado eu me foquei na parte musical, nos benefícios de incrementar o jogo com um complemento de audio e uma listas de regras que eu adoto em minhas trilhas, regras essas que são meras sugestões para outros mestres. Por fim eu encerrei o artigo com a promessa de um foco maior em efeitos sonoros, softwares e recursos de som. Então hey ho, let's go.


Mas isso não dá trabalho?

Sim e Não. Naturalmente que dá trabalho, mas provavelmente menos do que você está pensando. Primeiro que você não precisa montar tudo de uma vez. Comece pequeno: uma dúzia de músicas e um punhado de efeitos sonoros bastam. O segredo é começar e ir melhorando aos poucos. Em poucos meses você poderá observar que seu acervo cresceu para um tamanho que permite uma versatilidade maior.

Além disso há softwares específicos para RPG que facilitam muito o trabalho. A operação deles é simples e seus projetistas conhecem as necessidades do jogo. Tem uma cena que se passa numa oficina mecânica? É só mixar alguns sons de motor de carro parado, alguns sons metálicos e conversas ininteligíveis. Pronto. Mas onde achar esses sons?






Sim, onde achar esses sons?


Para nossa felicidade há uma tremenda diversidade de sites especializados na criação, compartilhamento e distribuição de efeitos sonoros prontos. Muitos deles tem uma boa seleção de efeitos gratuitos que você pode usar a vontade desde que não comercialmente. Abaixo seguem algumas recomendações:



freeSFX - Repositório britânico de efeitos sonoros. Contém uma pequena seleção de músicas também. Os efeitos são bem classificados com um sistema de tags e é fácil encontrar o que se procura.



Sound Jay - Sons variados e muito bem organizados em categorias. Infelizmente tem pouquíssimas músicas. Sua coleção de efeitos sonoros tem mais clips de som curtos que são bons para efeito dramático em silêncio ou usados em conjunto com música de fundo porque não tiram o foco.



freesound - Além do excelente acervo, tem várias funções sociais como poder acompanhar a produção de criadores e um forum para matar dúvidas e trocar idéias. Um bom site para se começar, em minha opinião.



AudioMicro - Não apenas um bom repositório de efeitos, tem uma seleção fantástica de músicas com bastante variedade e que cobrem uma grande gama de situações. Há também alguns efeitos e músicas pagas, o que acho desnecessário, mas estão lá caso você queira aquele efeito da sua cena favorita de Matrix 



Os dois últimos são meus favoritos mas você encontrará bem mais por aí. E não precisa ser engenheiro de som, muitos efeitos e faixas você já encontra pronto. É só um pouquinho de pesquisa.




OK, mas onde acho músicas?



Esses sites que citei também tem seções de música, mas francamente não gosto da maioria. Felizmente vivemos no século XXI e há dezenas de fantásticos artistas independentes que distribuem suas criações gratuitamente na internet. Onde buscar depende mesmo de gênero e preferências mas eu gosto de recomendar um certo site que apesar te não ter sido feito pra música reune centenas de artistas talentosos:



Já ouviu falar, né? Pois é, o bom e velho YouTube. Muitos deles gravam músicas covers de músicas famosas além de suas criações então procure músicas que você conhece que tenham a ver com seu estilo e na busca relacionada você deve encontrar versões de artistas assim. Explore seus canais e divirta-se. Não pense nisso como trabalho, aprecie como uma viagem musical. Nem todos disponibilizam mp3 para download mas você alguns enviam para você se você pedir com jeito e explicar para o que vai usar. De fato a maioria só teme que você use comercialmente sem pagar ou que poste outro video no youtube e diminua o número de acessos do video original.





E os softwares?

interface elegante e simples faz do SoftRope
uma boa opção para novatos


Ah sim, eles. Bem, vou recomendar dois com os quais já tive a possibilidade de trabalhar em primeira mão:



Softrope: RPG Soundscape Music - Fácil operação e interface clean e moderna fazem do Soft Rope um dos mixers pra RPG mais usados atualmente. Salva eventos de som com um icone de imagem fornecida por você o que torna a localização de faixas específicas algo mais rápido.


The RPG Sound Mixer - Programa de mixagem de trilha sonora para RPG. Altamente programavél e versátil, o RPG Sound Mixer está no mercado há uma década e você provavelmente já usou ou ao menos ouviu falar dele. Site oficial contém vários exemplos.


O RPG Sound Mixer é mais antigo, mais completo e mais versátil. Ele é pago no entanto (em torno de 16 euros pago com PayPal) e sua interface tá um pouco velha. Mas há um demo no site que você pode baixar e experimentar primeiro. SoftRope é gratuito e bem simples e enxuto. É o software que uso atualmente e recomendo a quem quiser experimentar.




Notas e acordes finais 



Depois de tantos links, pesquisa e tudo mais eu preciso reforçar: comece pequeno e divirta-se no processo. Não deixe que isso se torne um trabalho. O propósito é tornar o jogo uma experiência melhor, não sugar toda a energia criativa do mestre. Ache seu ritmo e siga com ele. Ouça seu grupo, saiba o que eles acham e considere suas opiniões nas suas decisões. Com o tempo você vai ficar melhor nisso e seu acervo vai crescer progressivamente.



E lembre-se que você não está só. Troque idéias e músicas com outros mestres e jogadores. Envolva todo mundo no processo. Eu costumava criar pequenas tarefas secundárias para jogadores do grupo, oferecendo pontos de experiência extra para aqueles que contribuam. Isso não se aplicava só a músicas: ilustrações, contos, props, miniaturas, mapas e mais. É uma forma de tirar um pouco do peso do mestre e aumentar o nível do jogo no processo. Mas isso é tópico para outro artigo...




Confira aqui a Parte I da série Trilha Sonora do Jogo.

2 comentários :

  1. http://downloads.khinsider.com/game-soundtracks/browse/S

    Baixei minhas trilhas sonoras nesse site ... espero que gostem

    ResponderExcluir
  2. Aos que usam trilha sonora, procurem Midnight Syndicate. Tenho certeza que a música deste grupo será a resposta para a maioria dos Mestres.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...