segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FUBAR: "Fucked Up Beyond All Recognition"



  Por Isaac Alves 

Que tal, uma vez na vida agente jogar algo diferente ambientado em filmes de guerra, como os Mercenários? Fazer "O Resgate do Soldado Ryan", Falcão Negro em Perigo e/ou  jogar uma sessão ambientada na Idade Contemporânea?  Qual RPG poderia simular essas situações?

Em uma de minhas pesquisas noturnas pela Net, descobri algo que me pareceu interessante. ser  bom. Alguém já escutou falar sobre F.U.B.A.R.? 


Pois bem, F.U.B.A.R para os que desconhecem quer dizer "Fucked Up Beyond All Recognition", isto é, (Fodido acima de todo reconhecimento!). Essa informação não consta na versão impressa do suplemento com o intuito de que apenas os interessados pela 2º Guerra Mundial soubessem do seu real significado! Aqueles  que são fãs, como eu, do filme "O Resgate de Soldado o Ryan" poderão ver que Tom Hanks e seus liderados por diversas vezes se referem sua missão como um imenso "FUBAR".

Segundo Osny Air Wolf Moreira, criador do incrível suplemento, o mesmo tinha como principal intenção fazer a distribuição do On Line, mas o sucesso foi tão grande que veio em sua mente a tentativa de Editar o suplemento, mas ao entrar em contato com o Luiz Ricon (Devir), ele o aconselhou a disponibilizar o livro na rede, visto que uma vez o suplemento era um aglomerado de regras de vários livros diferentes e seria barrado em varias leis, pois nem todas eram OGC, evitando assim uma IMENSA dor de cabeça e complicações judiciais.

Ainda nas palavras de Osny, o desenvolvimento do mesmo para o sistema D20 foi uma questão de oportunidade, ele tinha em mente a vontade de desenvolver o FUBAR para Storyteller, porem um dos jogadores do seu grupo era mestre de D&D a um bom tempo e inventou de abrir uma mesa, sem uma campanha certa para ser jogada apenas no intervalo das outras aventuras, foi amor a primeira vista! Palavras do próprio Osny.

"...Eu odiava do fundo do meu coração o sistema AD&D e OD&D, os sistemas eram parecidos com uma colcha de retalhos, as regras eram muito diferentes umas das outras, uma regra para CAC, outra PV e outra para proficiências, onde todas eram completamente diferentes das anteriores e tornavam-se um pesadelo para minha vida! Para minha surpresa veio o D20 system, com toda aquela historia da licença aberta e com regras unificadas, resolvi então aproveitar a grande gama de jogadores D&D que já estariam familiarizados com as regras básicas de modo que a aceitação de FUBAR seria algo mais tranquilo!"

O suplemento foi criado com intuito de Osny e seus fieis jogadores se divertirem. Após jogarem varias vezes, o autor resolveu dar uma atenção profissional ao jogo.


FUBAR 1.0
FUBAR - Errata Oficial da versão 1.0
FUBAR 1.1 (Revisado)
Matrix D20 (Faz uso do mesmo sistema do FUBAR)



Então, se você assim como o Osny tem uma vontade de narrar campanhas de guerra e/ou campanhas como Matrix, os Malk's disponibilizam o link para download, o sistema é totalmente grátis e espero que gostem! Desde já, encerro com um agradecimento especial para o nosso amigo Osny Air Wolf Moreira, por ter compartilhado essa bela criação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...