Quem somos?

    
         A oficina de RPG na Escola Alzira da Fonseca Breuel, promovida pelo Malkavianos Clube de RPG, representa uma tentativa de divulgar o RPG promovendo uma retomada a leitura e as formas mais simples de entretenimento. Utilizando apenas livros e dados, os participantes criam uma história em conjunto, cooperando, interagindo, resolvendo problemas em grupo estimulando e imaginação e a criatividade.

            A proposta do Malkavianos Club e RPG na educação é trazer de volta o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, realizando oficinas em sala de aula atuando em conjunto com professores e estudantes.      

  Role - Playing Game é uma forma de ficção. É um ato coletivo de criação de narrativas orais; é a arte de contar histórias, recuperada e adaptada ao gosto moderno. É o resgate da tradição oral e da troca de experiências. RPG é uma brincadeira de faz de contas que pode envolver um número extremamente variável de participantes, das mais variadas faixas etárias. Numa sessão de RPG, um dos participantes torna-se o narrador, aquele que dá início a história estabelecendo o tema o cenário e as situações mais importantes. Os demais participantes interpretam os personagens principais, assumindo papel ativo na história conduzida pelo narrador. Portanto uma sessão de RPG transforma-se numa atividade cooperativa em que todos os participantes colaboram na criação de uma narrativa oral de caráter épico.

            O fascínio exercido pelo RPG sobre milhares de pessoas no Brasil atraiu a atenção de educadores, pais e pesquisadores que passaram a observar, ou até mesmo a estudar essa prática. Os educadores observando os praticantes descobriram no RPG um resgate das experiências compartilhadas; um incentivo a leitura e a busca por conhecimento. Os aficionados auxiliando os educadores flagraram-se educando.

            
Email: Gomalkrpg@clubmember.org


Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...