RPG?


O que é RPG?

RPG é a sigla em inglês para Role Playing Game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação ou de representação de personagens.
Em uma partida de RPG, os jogadores assumem o papel de personagens fictícios em cenários variados, como se fossem heróis de filmes de aventuras como “O Senhor dos Anéis” ou combatentes na Batalha dos Guararapes em um cenário histórico por exemplo.
 Ao contrário de um filme, o final não está definido: ele é desenvolvido no decorrer do jogo, conforme as ações dos personagens, que são decididas pelos jogadores. RPG é um jogo coletivo e cooperativo em que cada um contribui para que a narrativa transcorra fazendo deste passatempo uma ferramenta de socialização.
Em uma partida de RPG um dos participantes fará o papel do narrador. É ele que cria e conduz a história jogada pelo grupo, interpreta os outros personagens que não sejam os dos jogadores, joga os dados pelos oponentes durante os combates e decide alguma situação de impasse durante o jogo. Ou seja, ele é uma mistura de roteirista, diretor e mediador da partida..

Uma aventura de RPG pode durar o tempo de uma sessão de jogo (algumas horas ou mesmo uma tarde inteira) ou mais de uma sessão de jogo. Uma série de aventuras de RPG interligadas – jogadas com os mesmos personagens – é chamada de campanha. Diferente de outros jogos, uma campanha de RPG pode durar muito tempo, até alguns anos, dependendo apenas da vontade e disponibilidade dos participantes.
Para jogar RPG, os principais ingredientes são a imaginação e a criatividade: as cenas e situações são descritas ou interpretadas pelo Mestre do Jogo, e os jogadores descrevem ou interpretam as ações de seus personagens. Além disso, normalmente se usa papel, lápis e dados de formatos variados, que são usados para verificar se algumas ações mais complexas foram bem-sucedidas. Para isso, existem livros que trazem regras para situações em que a descrição e a interpretação não possam resolver, e cenários ou mundos de jogo onde as aventuras dos personagens podem ser ambientadas.

No RPG não existem vencedores ou perdedores: ele é um jogo totalmente cooperativo onde todos se divertem. Além da imaginação e da criatividade, ele estimula o raciocínio, a leitura, o trabalho em grupo, a socialização e conhecimentos variados. Hoje o RPG é usado em várias áreas além do entretenimento, como Educação, Ludoterapia e Recursos Humanos. Ele é um dos poucos jogos recomendados pela NASA, justamente por estimular o trabalho em equipe e não a competição.

RPG na Educação

A constante busca por novas técnicas de ensino que possam facilitar e proporcionar um maior engajamento por parte dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem tem feito com que professores utilizem algumas atividades lúdicas em sala de aula. Tania Ramos Fortuna em seu artigo "Formando professores na universidade para brincar", publicado no livro "A ludicidade como ciência", diz que "o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento". 

O Brasil tornou-se pioneiro na utilização dos jogos de interpretação (RPG - role-playing game) como metodologia de ensino. Devido à sua essência lúdica, além de características que vão ao encontro da opinião de Tania Ramos Fortuna citada anteriormente, a prática do RPG na sala de aula tem mostrado resultados positivos e animadores. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...