quarta-feira, 11 de abril de 2012

Os Vingadores estão chegando!

"Avante, Vingadores!"
Primeiro brado de batalha proferido pelos Vingadores nas HQs

por Lázaro "Arauto" Júnior

Os Vingadores estão vindo aí, em uma das produções mais esperadas de 2012. Mas você, caro leitor, conhece os integrantes e sabe como eles criaram o grupo?

Nessa versão mais moderna, o grupo AVENGERS foi criado por Nick Fury, comandante da S.H.I.E.L.D., que recrutou os heróis mais famosos e poderosos de sua época. O intuito seria o de combater o que as forças militares convencionais não tem capacidade de enfrentar. Daí, foram convidados a integrar a equipe de super-seres o Thor, Hulk e o Capitão América. Juntamente com eles, indivíduos extremamente treinados integram o grupo. A Viúva Negra e o Gavião Arqueiro.


Século 20. Década de 60.



Durante a chamada Era de Prata dos Quadrinhos, começaram a aparecer os grandes times de heróis. A liga da Justiça, da DC Comics, e o Quarteto Fantástico, da Marvel, foram criados em 1960 e 1961, respectivamente.

Em 1963, mais precisamente na revista Avengers #1, alguns heróis reunidos involuntariamente para combater um inimigo em comum, concluíram que se passassem a trabalhar juntos seriam imbatíveis. Decidiram que se chamariam de VINGADORES (AVENGERS, no original).


Os Vingadores originais nas HQs

Os fundadores do grupo AVENGERS, nas HQs, foram Antony Stark, o Homem de Ferro, Donald Blake, vulgo Thor, Bruce Banner, o Hulk, Hank Pym, o Homem-Formiga (também chamado de Gigante) e Janet van Dyne, Vespa.

Na história da revista, Loki, o Deus da trapaça, estava exilado por Odin num local chamado Ilha do Silêncio. Era o seu castigo por ter liderado um ataque de Gigantes do Gelo ao reino de Asgard. Enfurecido por ter sido derrotado e aprisionado naquela desolada ilha, Loki resolve se vingar de Thor. Usando de seus poderes de projeção mental, ele leva o Hulk a quase causar um desastre com um trem. A notícia sai nos jornais locais e um grupo de jovens que acredita na inocência do Hulk resolve pedir ajuda ao Quarteto Fantástico. Porém, Loki usa seus poderes para embaralhar os sinais de rádio-transmissão e os redireciona para a frequência de rádio que o alter ego de Thor, o Dr. Don Blake, estava ouvindo. Prontamente ele se transforma em Thor e sai para se encontrar com a Brigada Jovem, autores da transmissão.

Tudo parecia ir de acordo com os planos de Loki, mas ele não contava que outros pudessem captar a transmissão. O Homem-formiga e a Vespa, que estavam concluindo outro trabalho, resolveram conferir a mensagem. Paralelamente a isso, Tony Stark também recebe a transmissão e vai de encontro aos jovens, como Homem-de-Ferro, para auxiliar no que for possível.

Durante a breve reunião que tiveram com a Brigada Jovem, Loki continua usando seus poderes mentais e tenta atrair Thor para fora do local usando uma falsa imagem. O Deus do Trovão imediatamente percebe que tal ardil só pode ser coisa de seu irmão e arqui-inimigo, Loki. Ele resolve voltar a Asgard para confrontá-lo, sob permissão de Odin, na Ilha do Silêncio.

Enquanto isso, O Homem-Formiga usa suas habilidades para localizar o Hulk, que estava se escondendo num circo, trabalhando disfarçado de robô super-forte. Durante a batalha entre o Homem-de-Ferro, a Vespa e o Homem-Formiga, Thor aparece com Loki derrotado, para provar que tudo o que aconteceu até o momento tinha sido obra dele. Loki não se conforma e resolve continuar a batalha com Thor ali mesmo na Terra mesmo, tornando-se radioativo para espantar os heróis, mas o Homem-Formiga se aproveita disso e o faz ser atraído para uma unidade de contenção de lixo radioativo, derrotando o vilão. Neste momento, o Homem-Formiga sugere que se eles se unissem num grupo, nenhum vilão poderia fazer-los frente. E é a Vespa que os nomeia de VINGADORES (AVENGERS). E assim estava criado o grupo! Mais tarde, o grupo passou a ganhar sanção governamental e a receber passe livre para viajar pelo mundo e agir em nome da justiça com permissão das Nações Unidas e o governo dos Estados Unidos.

O Hulk, infelizmente, era visto mais como um problema do que como um herói. Os membros do grupo chegavam a pensar nos Vingadores como uma solução para manter o Hulk sob controle. Logo, na segunda edição dos Vingares (Avengers #2) o Hulk abandonou o grupo, alegando sentir o ódio e medo dos outros por ele. Chegou a enfrentar os Vingadores várias vezes por motivos variados.


E os outros Vingadores?

Capitão América só surgiu quatro edições depois, no Avengers #4. Apesar disso, sua importância foi tamanha que em muitas situações os heróis só conseguiram sair vitoriosos, ou mesmo com vida, mediante sua inata liderança. O grupo não possuía um líder definido. Todos eles votavam em reuniões periódicas sobre as atividades do grupo. Em cada reunião, um componente diferente era quem a presidia e tomava as decisões apoiadas pelos outros. Eles treinavam juntos sempre que podiam, para combinar técnicas e movimentos para situações adversas. O Capitão América Sempre se sobressaiu nesses treinamentos. Em muitas ocasiões, eles precisaram agir juntos para subjugar Capitão, que usava de flexibilidade, agilidade e conhecimento marcial.

A importância do Capitão América se mostrou indiscutível a partir da Avengers #17, quando os membros fundadores resolveram se afastar das atividades dos Vingadores para seguir suas vidas e planos pessoais. Porém, substitutos foram escolhidos para manter o grupo em funcionamento, que estaria sob a liderança e instruções do Capitão América.

O grupo novo era composto por indivíduos que no passado foram considerados perigosos pelo governo e pela sociedade. Após investigação dos Vingadores e provada a inocência dos três novos membros, estes foram testados e aceitos pelos heróis. Mas como eram jovens e inexperientes, o Capitão América foi deixado como líder dos Vingadores. O primeiro a realmente liderar o grupo desde seu surgimento.

Os novos integrantes são Clinton Francis Barton, o Gavião Arqueiro (que até então era inimigo do Homem-de-Ferro) e o casal de irmãos Pietro Maximoff, o Mercúrio, e Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate (ambos filhos de Magneto, vilão de X-MEN).

Clinton Francis Barton era órfão e aprendeu suas habilidades num circo, tendo sido treinado por alguém que anos mais tarde se tornaria o vilão de nome "Espadachim" (chegou a ser um Vingador por duas vezes). Ao tentar estrear como herói, o Gavião Arqueiro acabou ganhando fama de malfeitor por ter tentado prender bandidos de jóias e ter sido confundido com eles pela polícia. Também chegou a enfrentar o Homem-de-Ferro, instigado pela Viúva Negra, que na época trabalhava como espiã soviética. Ao explicar os equívocos, os Vingadores o consideraram apto a se unir ao grupo de heróis.

Mercúrio e a Feiticeira Escarlate chegaram a atuar como vilões numa equipe chamada "Irmandade de Mutantes". Lutaram muitas vezes contra os X-MEN, mas ao ver a verdadeira faceta de Magneto, que descobriram ser seu pai, e seus planos para com a humanidade, resolveram abandona-lo e à Irmandade. Eles estavam num chalé na Suíça quando viram nos jornais que os Vingadores consideravam recrutar novos prodígios. Pediram por carta uma chance e foram admitidos.

Tanto Mercúrio quanto o Gavião Arqueiro não aceitavam no início que alguém sem poderes fosse o líder dos Vingadores, e deram muito trabalho para o Capitão América. Este por sua vez, considerou várias vezes abandonar o grupo para seguir com sua vida. Porém, seu forte senso do dever e preocupação com seus companheiros o mantinha e o trazia de volta quando se afastava. As necessidades dos membros e o crescente reconhecimento de suas incríveis habilidades e experiência o fizeram ganhar o respeito de todos, embora com muito custo. A única que realmente o admirava era a Feiticeira Escarlate, que com sua intuição feminina e poderes místicos pode imediatamente perceber o grande herói que ele é. Em vários treinos e embates, o Capitão América chegou a derrotar cada um dos novatos e todos juntos.

Mercúrio e a Vingadora Escarlate não foram os únicos envolvidos com os X-Men que estiveram nas fileiras dos Vingadores. Hank Phillip Macoy, o Fera, também esteve com os Vingadores, assim como Logan, o Wolverine. Até mesmo alguns componentes do Quarteto Fantástico estiveram entre os Vingadores: Benjamin Jacob Grimm, o Coisa, Susan Richards, a Mulher Invisível e Reed Richards, o Sr. Fantástico também foram membros. Até o Homem-aranha já foi integrante dos Vingadores.


Uma vez Vingador, sempre Vingador


Os Vingadores ainda estão presentes nas HQs atualmente. A cada grande acontecimento, novos heróis surgem e um novo grupo sucede o anterior. Há quase meio século que AVENGERS continua nas bancas, apesar de alguns altos e baixos.

Atualmente, a PANINI COMICS está oferecendo encadernados de várias histórias dos Vingadores, chamados BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL: VINGADORES.

Também, recentemente, houve o lançamento de um crossover intitulado VINGADORES VS X-MEN, com a previsão de 12 edições.

Para os que residem em Recife e região metropolitana, as edições podem ser encontradas na FÊNIX e na MAGIC CENTER.

2 comentários :

  1. Excelente texto. Sinceramente, o trabalho de apuração da pesquisa e alinguagem são muito bons, parabéns!

    Vou postar aqui sempre que possível. Parabéns pelo ótimo trabalho! =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o resgate da origem dos heróis que fazem parte dos Vingadores!

    Certamente, o filme é um dos mais esperados do ano (ao lado de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge").

    A espectativa é que seja tão bom quanto os quadrinhos!

    http://nerdetilico.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...