sábado, 10 de dezembro de 2011

Motivos para jogar RPGs Nacionais

Por Ramiro Emanoel e Ailson Lima       

Seguindo a entrevista que fizemos com Del Debbio eu renasci (Ei! eu tbm estou aqui hihi) depois de um tempo turbulento de provas de vestibular e falta de criatividade, agora relembro com vocês alguns títulos que pode se encontrada aqui nessa terrinha de ninguém.
        Todos já devem ter percebido que muitos jogadores e narradores gostam muito dos RPGs estrangeiros, mas esquecem de que aqui no Brasil existem diversos RPGs e de boa qualidade. Exemplo disso é a linha Trevas / Arkanun e o grande cenário já jogado e (ou) ouvido por quase todos os jogadores do Brasil, Tormenta.
        Primeiramente venho a falar de Arkanun e Trevas que são dignos de respeito no cenário brasileiro de RPG. A Daemon editora tem em seu arsenal de livros de RPG um dos melhores cenários de Horror que podem ser jogados nos tempos atuais, com uma grande história de praticamente todas as ordens que conhecemos da antiguidade e atualidade, uma quantidade monstruosa de criaturas sobrenaturais retiradas das mitologias que nós estamos acostumados, os planos de existências que ao menos uma de dez pessoas já devem ter ouvido, tudo isso colocado em livros para o jogo de horror e suspense mais conhecido do Brasil.
        O primeiro lançamento de trevas foi em uma fanzine como um lançamento especial da revista dragão Brasil e no ano de 2003 foi anunciado pela editora o lançamento da terceira edição do mesmo, já Arkanun foi lançando primeiramente no ano de 1995 e agora está em sua versão 3.5. 
        Muitas pessoas podem dizer que o RPG nacional está caído, mas quem jogou sabe o que um RPG nacional pode fazer, o RPG de tormenta é exemplo disso, foi usado como fundo para a criação de quadrinhos, contos, romances e varias edições, mesmo sendo uma famosa fusão de retalhos o cenário se torna uma coisa única é muito bom quem curte um jogo de fantasia do jeitinho brasileiro.
Alguns torcem o nariz para o mundo de Tormenta por achar o cenário uma cópia de cenários como Forgotten Realms, Greyhawk e até Dragonlance. Todo mundo de campanha bebe de alguma fonte. O legal do Tormente é que ele faz isso nos deixando uma coisa completamente nova e dinâmica. Outros dizem que é um cenário de anime, mas aí que está a maior qualidade do cenário: você pode dar a ele o tom que desejar. Se baseie nas HQs (Holy Avenger, LEDD, Mercenários) e jogue com uma pegada mais anime. Use a ambientação dos contos e romances (O Paladino e a ladra, O inimigo do mundo) e você terá um cenário tão clássico quanto a terra de Elmisnter. A nova edição de Tormenta e as mudanças ocorridas no mundo possibilitaram jogar em um cenário completamente original com heróis tendo que combater uma ameaça que vem dos céus e terríveis lordes. 
        Na atualidade existem jogos que estão ai na integra e outros chegando a suas casas por meio de iniciativa nacional, Violentina(Secular Games), The Shotgun Diaries (RedBox Editora) e Terra Devastada (Retropunk) estão chegando para relembrar e mudar o modo de jogar respectivamente falando, Violentina traz a inovação na narração coletiva e faz os jogadores viajarem pelos mundos de Tarantino e Guy e The Shotgun Diaries e Terra Devastada seguem a febre zumbi e permitem rolar uma partida em um mundo devastado por eles. É RPG de sobra para vários tipos de jogadores, logo vem jogos que foram feito com ajuda de jogadores como o lançamento de Trevas níveis épicos do sistema Daemon que pode ser mais um novo método de assustar qualquer jogador de horror Atual.
         Bem, caso queiram procurar esses e outros livros vocês podem se basear nos cenários descritos aqui:

Bundhamidão - Aventure-se espalhando urucubacas, vendendo quinquilharias, contando piadas infames, cobrando impostos de devedores, batendo um papo com os deuses. Cenário desenvolvido por André Luis Mousinho da Costa e Silva e Matheus Bueno de Bueno Funfas da Retropunk Editora.
Old Dragon – RPG que pretende trazer de volta o gostinho das velhas masmorras do AD&D. Já à venda pelo site da REdBox. Você pode baixar um playtest antes de comprar os livros!
Nexus RPG – Sistema de Regras Pernambucano que pode ser encontrado disponível gratuitamente na internet.
3D&T – Dispensa qualquer apresentação. O sistema de regras mais simples e divertido que você pode jogar. Perfeito para campanhas baseadas em animes.
RPG Quest – RPG baseado em miniaturas que traz uma variedade de cenários históricos e de fantasia. Com Regras Simples, o sistema é perfeito para iniciantes.
Vale a pena lembrar que antiga Dragão Brasil trazia ótimas adaptações para sistemas como o 3D&T e outros. Adaptações nacionais muito bem feitas. Procure no seu acervo.Devemos ter esquecido algum, mas você já tem por onde começar! Nada de dizer que não tem nada de bom aqui no Brasil e que você tem que aprender inglês para jogar os melhores títulos. Essa época já passou!(?) Ainda bem né?

8 comentários :

  1. Mesmo com esses títulos todos, ainda temos que recorrer aos RPGs gringos se realmente quisermos jogar um RPG de verdade.

    ResponderExcluir
  2. E o Busca Final da Secular.

    ResponderExcluir
  3. Devemos confessar que conhecemos a Secular Games recentemente através do Violentina. A primeira impressão é a surpresa, uma editora organizada, com um visual incrível e uma qualidade que não deixa a desejar aos dragões do cenário RPGístico. Busca Final foi uma surpresa pra nós. Breve devemos fazer uma matéria sobre este RPG. Vale a pena conferir no site deles!

    ResponderExcluir
  4. A! estou ansiosa pra ver alguma coisa do Violentina aqui no blog!!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade RPGs são como livros comuns, sempre é bom variar, mas ninguém pode dizer que aqui não se faz RPG de qualidade.

    ResponderExcluir
  6. "Mesmo com esses títulos todos, ainda temos que recorrer aos RPGs gringos se realmente quisermos jogar um RPG de verdade."

    Afff... Eu detesto 3d&t por exemplo, mas falar assim já é demais né? Trevas/Arkanun é um cenário excelente, que não perde em nada para os gringos, aliás, as vezes os supera. Reino de Bundhamidão é um jogo impagável de engraçado, e old dragon é um jogo simples e tem o gosto do rpg medieval clássico, o que o torna uma escolha muito melhor do que o animesco 3d&t para novatos.

    Enfim, não critique o que não conhece direito.

    ResponderExcluir
  7. "Mesmo com esses títulos todos, ainda temos que recorrer aos RPGs gringos se realmente quisermos jogar um RPG de verdade."

    Concordo plenamente.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...