sábado, 26 de novembro de 2011

Lobo Borges fala sobre Ledd HQ e outras nerdices

Lobo, seu estúdio e seu lápis
Saiba como é a vida de um ilustrador e conheça detalhes da parceria entre Lobo e o "Doutor Careca" da antiga Dragão Brasil.


Por Ailson "Boss" Lima


Ledd é a nova HQ ambientada no cenário nacional de TORMENTA. Uma parceria entre J M Trevisan (O doutor Careca da Dragão Brasil e Dragon Slayer) e o Ilustrador e Design pernambucano Lobo Borges.
A HQ conta a história de Ledd, um garoto em busca de pistas sobre seu passado perdido. Para isso ele irá contar com a ajuda de Ripp, um mago que usa cabelos para lançar seus feitiços, e de outros personagens, que surgirão ao longo de sua jornada. Como não poderíamos deixar vocês somente com essas informações, batemos um papo com Lobo  Borges "Quadrinista ilustrador designer e viciado em jujubas", como ele mesmo se define. Lobo nos contou um pouco sobre a vida de ilustrador e ainda deixou um recado para a galera que pensa em desenhar profissionalmente. Confira:
Como você começou a desenhar profissionalmente?
Trevisian aprovou!
Comecei a desenhar como profissional no começo desse ano em Ledd HQ. Mas minha relação com os desenhos começou por volta dos quatro anos, pelo que minha mãe diz. Bom, vamos ao que interessa. O processo para entrar no mercado foi mais ou menos assim: entrei em contato com o JM Trevisan pelo Twitter para mostrar uma adaptação em quadrinhos da aventura “O Disco dos Três” (por sinal, nunca terminada), ele gostou do trabalho e foi dar uma olhada em meu portfólio. Gostou de algumas ilustrações (essa em especial >>>) e um tempo depois voltou perguntou se eu teria vontade de trabalhar em uma HQ que estava na gaveta (vulgo, pasta esquecida no computador do Careca) há algum tempo.
Assim virei desenhista de Ledd HQ J.
Qual a sua HQ preferiada, aquela que você não deixa de conferir?
Eu sou muito fã do Naruto e do One Piece. Sempre leio essas duas, até porque as uso como fonte de inspiração e referência. 

Você se inspira em alguém para desenhar?
Como falei acima, gosto muito do Masashi Kishimoto, Naruto, e Eiichiro Oda, One Piece, mas os mangás em geral, especialmente os Shonens, são minha fonte de inspiração/pesquisa. Não tenho muita afinidade com Comics (digo em questão de leitura), mas sempre procuro dar uma olhada neles também.
Sou viciado em procurar desenhistas pela internet e tentar aprender e melhorar minha arte com a arte deles, nesse ponto não faço distinção entre comics ou mangá.   
Como você vê o atual cenário de HQs Brasileiras?
Aqui são minhas impressões durante esse quase um ano de trabalho:
O processo criativo em LEDD
O cenário de HQs brasileiras, a meu ver, tem crescido bastante. Temos vários eventos grandes acontecendo durante o ano. Temos desenhistas de destaque trabalhando aqui e para os gringos. Temos o surgimento de novas iniciativas como Ledd , e a Ação Magazine que não me deixa mentir. Enfim, creio que o mercado nacional começou a amadurecer e a ver que é possível produzir aqui.
Quais dicas você daria para a turma dos Fanzines, que estão na batalha por espaço para as suas publicações?
Estudar, esse é sempre o primeiro e último passo. Seja estudar para melhorar os desenhos, seja estudar para melhorar os roteiros.
Lobo, além de usar a mesma ambientação, LEDD precede uma das mais queridas HQS Brasileiras, Holy Avenger, existe alguma pressão neste sentido?
Não, não existe nenhuma pressão por parte do JM Trevisan. Fico bem livre para desenhar Ledd e construir as cidades, personagens, criaturas. Claro que sempre existe a questão de que eu não vou poder inventar em cima de um personagem/cidade que já esteja consolidado no cenário. Por exemplo: nunca vou poder desenhar a estátua de Valkaria em pé. Seria idiotice minha fazer isso. Mas no geral não existe pressão, a não ser a que eu me coloco.
Como você conheceu o J M Trevisan? Como é essa parceria?
Conheço o Careca dos tempos da Dragão Brasil (momento contemplativo... música tocando do nada...haaaaaaaaaaaaa).  Mas, como falei antes (isso é o que dá sair escrevendo antes de ler todas as perguntas XD) eu entrei em contato com o JM Trevisan pelo Twitter. Conselho: faça uma conta. Muitos dos profissionais do mercado de quadrinhos e literatura fantástica estão lá.
Sobre a parceria. Acho que não poderia ter começado de maneira melhor. JM é um roteirista phodabacarai e um excelente editor. Tenho liberdade para criar, além dos conselhos e vetos que tem me ajudado bastante a crescer como profissional.
Eu só tenho a agradecer ao Careca.
Disco dos Três, primeira empreitada de Borges em Tormenta
Você também joga RPG, quais os seus cenários e sistemas preferidos?
Confesso que não tenho tido muito tempo para jogar, mas meu cenário favorito é Tormenta. Joguei em outros (poucos, mas ainda assim outros) e não senti a mesma coisa que sinto quando jogo em Tormenta. Não é porque Tormenta é um cenário nacional ou porque trabalho nele, mas é porque sinto afinidade de verdade pelo cenário. E em Tormenta sempre encontro a primeira regra para uma boa partida de RPG, diversão.
Sobre o sistema. Fui iniciado no RPG através de 3D&T, e ele mudou minha vida. Posso afirmar com toda certeza do mundo que se não fosse o RPG, 3D&T, teria parado de desenhar aos 14 anos. Devo muita coisa a 3D&T. Gosto muito também de D&D 3.5 e Tormenta RPG. Mas quem sempre vai ter um lugar de rei na minha estante será 3D&T.
Manda uma mensagem para os leitores do blog!
Eu queria agradecer a atenção e o espaço. Se quiserem trocar um papo estou sempre pelo Twitter, @loboborges, ou pelo FaceBook no grupo dos Malkavianos. E dizer que continuem lendo Ledd HQ. Não leu ainda? Então leia e espalhe para os amigos, por favor. ;D
Acho que é isso. Um grande abraço.
Que Nimb role bons dados para todos.
Para adiquirir um exemplar desta HQ é só dar um pulo na Livraria Cultura mais perto de você e na Loja virtual da Jambô Editora.
  

4 comentários :

  1. Um dos melhores posts do blog, pabarabéns!

    ResponderExcluir
  2. era isso que estava faltando por aqui, estamos precisando abstrair mesmo, HQs nacionais são sempre bem bacanas. Acompanhei Holy Avenger e devo dar uma olhada em Ledd tbm!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal! Neste fim de ano estamos preparando mais entrevistas para vocês. Fiquem ligados!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...