| Meninas também jogam RPG |
Por que as meninas ainda são minoria no cenário RPGistico?
Falta mulher! Foi o que o estudante Lucas André (16 anos) comentou em entrevista para o blog do clube Malkavianos quando questionado sobre o que faltava em eventos de RPG. A opinião de Lucas é partilhada pela grande maioria dos RPGistas, mas por que será que faltam mulheres nas mesas de jogo?
Chegar a uma resposta para esta questão exigiria uma pesquisa aprofundada, muitas entrevistas. Muito trabalho.É inevitável também cair no erro da generalização. Vocês terão que se contentar com a minha análise baseada na experiência no clube e nestes quase dez anos de RPG.
O cenário RPGistico é dominado pelos rapazes. Isso é fato. Quando as garotas se aventuram, é difícil encontrar mais de uma por mesa. Geralmente, esta é irmã ou namorada de um dos participantes e foi apresentada ao jogo por meio dele. Esse é o caso de Bárbara Regina (20 anos), estudante de Direito da UNICAP, amante dos livros e contos e jogadora de RPG há cerca de 4 anos. Ela nos conta que começou incentivada pelo irmão: " No início não achava tanta graça, comecei a me interessar mais através de um namorado, conheci Vampiro (White Wolf) e me apaixonei", revela.
Mais interessadas em literatura e numa boa narrativa, as garotas também são desencorajadas devido a predominancia da classe masculina nas mesas. A dificuldade de conseguir meninas para conhecer o passatempo no evento Brasil Anime Clube por exemplo, só fez fortalecer esta tese. "Só tem meninos!" e iam embora correndo! A estratégia foi simples: coloquei as minhas irmãs para convidar os transeuntes. Tá certo, a macharada veio em peso, mas conseguimos montar uma mesa só com meninas.
Kássia Lima (19 anos) é uma das fundadoras do Clube Malkavianos de RPG e começou a jogar incentivada pelo irmão. "Comecei com 13 anos, participei de um clube que juntava os RPGistas daqui. Muitas vezes era impedida por minha família de estar naquele meio", conta.
| As garotas dão um show de interpretação |
Apesar de ser pouca a quantidade, qualitativamente, as garotas não deixam à desejar. Se interessam por interpretação e são cuidadosas com a construção do personagem. " Eu gosto mais de interpretar e criar uma personagem para o cenário de jogo. Os combates devem ter algum propósito, conta Maria Eduarda (18 anos), irmã de Kássia Lima, que começou a jogar com o apoio da irmã mais velha.
Este cenário esboçado na matéria está longe de mudar, mas não quer dizer que um dia não possamos ver as garotas dominando as mesas. É difícil mudar um paradigma cultural e com o RPG não poderia ser diferente. Seja como for, elas fazem uma falta...
Boa Noite,
ResponderExcluirQue lindo um post entra família (kkkkkkk)... O que você fala é verdade e desanimador. Para que minha noiva jogasse tive de montar uma mesa... Posso dizer que nunca me diverti tanto, quanto surprendir-me, pois vê-la interpretar uma guerreira elfa meio-celestial como se fosse um live action foi marcante (era sua primeira sessão). Nunca me esquecerei da frase: "- Quem é você para falar assim comigo? Sou uma representante do divino e mereço respeito. Mas já que não o demostra de maneira alguma, eu o farei respeitar..."
Caraca... A maneira como ela usou sua voz, a clareza de suas ações e falas, mostra que sem dúvida as mulheres tem um grande potencial no RpG!!!
Eu terei uma filha e esta será uma RpGista de carteirinha, custe o que custar... =P
Isso é uma montagem! Não existem mulheres jogando RPG, é folclore! ¬¬
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk É as montagens devem ser pq as fotos estão feias não é? mas existimos e jogamos sim... embora não em grande quantidade não somos "sereias"....rsrsrsrsrs. Na verdade a sociedade é que deturpa as pessoas que não nem muito senso, as meninas são criadas pra fazer "coisas de menina"...mas quem rotula isso? Sabe, é muito pobre uma existência onde vc pensa que foi designado pra algo, onde a maior preocupação de uma mulher são os cabelos ou as unhas, enquanto tem um universo a ser explorado e tantos dragões na masmorra!
ResponderExcluirCorreções: "As montagens" "as pessoas que não TEM muito senso" putz cumulo do perfeccionismo...¬¬'
ResponderExcluirConheço pouquíssimas mulheres que jogam com frequencia, uma delas é minha esposa XD a outra trouxemos para o grupo há pouco tempo e ensinamos a jogar. Mas uma coisa é certa, é quase como achar uma mosca branca.
ResponderExcluirAté gostaríamos de mais 1 ou 2 mulheres no grupo, mas é difícil pra caramba encontrar XD O legal é, na minha opinião o jeito de interpretar, é diferente e talz, meio que é mais fácil ver boas jogadoras mulheres do que homens, não sei porque, mas é um fato XD
Caso alguma esteja atrás de um grupo sério em São Paulo Capital (Zona Leste) entre em contato, temos 2 mulheres no grupo já então não há o risco de ser atacada por um bando de nerds que nunca viu mulher na vida huahauhau
danilobrodrigues@ymail.com
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Danilo.... kkkkkkkk Mulheres são melhores... Eu só não entendo pq DEUS e o DIABO não quiseram uma... =P
ResponderExcluirOlha, já não é tão raro assim...
ResponderExcluirEm nosso grupo, Metagamers, um quarto do grupo são mulheres, e sempre é interessante lembrar que a linha do Mundo das Trevas da Devir Livraria tem uma editora.
O número de mulheres que jogam RPG tem crescido sim, embora não seja tão evidente quanto o público masculino.
Narrar para um grupo misto é sempre um desafio. Quando tem-se uma mesa só de homens, normalmente as piores bizarrices e baixarias acabam rolando. A princípio, quando há jogadoras, é sempre bom ver qual é a delas (jogar é claro! DÃÃÃÃ!). A experiência de jogar/narrar com pessoas do sexo oposto é algo impressionante, pois além de estarem sempre surpreendendo, elas acabam por ser muito mais atentas e concentradas que a maioria dos jogadores homens.
ResponderExcluirSou 100% a favor de diversidade na mesa! Na minha humilde e babaca opinião, o único lugar que somente a mulher deve estar e que um homem não pode se meter é NA MESA DO PARTO (parindo, claro)! Fora isso, todo o restante TÁ MAIS DO QUE VALENDO!!
Parabéns a todas as mulheres! E uma especial congratulação para as jogadoras de RPG!
Meninas jogarem é complicado mesmo, especialmente se namoram, são noivas ou casadas. Nem todo homem entende este jogo e nem toda garota abre mão de seus finais de semana para jogar. Já tentei narrar, mas é algo ainda mais difícil. Quem sabe um dia desse eu não volto a narrar, mas falta coragem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ complicado discutir sobre, pq de fato é questão socio-cultural! O preconceito permeia em todos os aspectos, garotas em sua maioria estão acostumadas a certas atividades e ao deparem se com novas situações[principalmente onde a measculinidade predomina],retrocedem a valores antiquados ''impostos'' por uma sociedade utrapassada. Aos poucos acredito que essa barreira será quebrada, e haverá mais garotas nas mesas.
ResponderExcluirA.C.
Rapaz, não acho que são só os valores sociais que afastam mulheres do meio de rpg, a postura de muitos jogadores assusta e causa repulsa, vamos ser sinceros, ninguém corre de algo que parece saudável e divertido.
ResponderExcluirInfelizmente, pois geralmente jogadoras em sua maioria jogam pelo gosto por jogar e não para apelar e compensar frustrações, mas recomendo que de toda forma avaliem para quê vocês querem uma mulher na mesa, se é pela companhia ou se é para pular em cima como raposa no galinheiro...
Oie! quem diz que mulher não joga RPG, não sabe de nada! sou uma e caçando um grupo para jogar, o que inclusive estou sem grupo no momento.
ResponderExcluirNamorei a 4 anos com um mestre, e se eu pudesse repedia a dose! *-*
agora solteira mas nunca deixei de jogar hahaha
Vejo muitos posts de forúm reclamando de falta de mulher e namorada que jogue, mas até agora não conheço ninguém que pudesse fazer essa favor...
se pudesse namoraria denovo xD
Mulheres jogam RPG, e são muitas. só que é difícil de encontralas .
ResponderExcluirem geral rpgista mulher evita mesa com homens pós vou dar um exemplo que percebo em mesa .
quando se tem um personagem feminino na historia, seja um NPC, seja de uma jogadora, os rapazes tudo já ficam arrumando estrategias para conseguir rolar jogadas de sedução e sex-apeal. e isso incomoda muito as mulheres que querem jogar de forma seria.