quarta-feira, 11 de maio de 2011

HeroClix: miniaturas na sua sessão de RPG

Por Marcelo Queiroga

Muitos jogadores de RPG usam ou já utilizaram as famosas miniaturas de personagens em seus jogos, principalmente os jogadores de Dungeons and Dragons (D&D), que frequentemente ilustram seus jogos com réplicas minúsculas, ou nem tão minúsculas assim, de elfos, orcs, anões, dragões, dentre outras criaturas do mundo da fantasia.

Então você pode dizer “miniaturas são muito caras e difíceis de conseguir” ou até mesmo que não encontra a replica do seu herói preferido. Para quem pensa desta forma, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as miniaturas de HeroClix.



Para quem ainda não conhece, HeroClix é um jogo que também utiliza-se de miniaturas colecionáveis. Foi criado e produzido pela WizKids, porém, agora tornou-se propriedade e é comercializado pela empresa NECA.


Sem dúvida, HeroClix é um jogo muito simples e um passatempo bastante divertido que ambiciona promover horas de entretenimento. Utilizando-se de muita estratégia, um pequeno grupo de amigos e algumas miniaturas, os jogadores criam suas equipes de personagens e batalham uns contra os outros em mapas que funcionam como campos de batalha.


HeroClix utilizada princípios de combates demasiadamente simples em que os personagem se deslocam de forma semelhante ao sistema de Final Fantasy Tactics, “casa por casa” como em um jogo de xadrez, e na base de cada peça do jogo estão descritas diversas estatísticas em um disco rotativo, (conforme a imagem acima) sendo assim, à medida que a figura sofre dano, o disco é girado para revelar novas estatísticas e poderes especiais.



O jogo possui centenas de personagens, cada um com sua habilidade e característica especial, sendo a maioria heróis e vilões presentes nos universos dos quadrinhos da Marvel e da DC Comics, além de edições e coleções especiais de outros universos, como Street Fighter e da banda de metal Iron Maiden, expandindo ainda mais o jogo.

Para os jogadores de célebres jogos de super-heróis como Mutantes & Malfeitores (Mutants and Masterminds), GURPS Supers e o brasileiro DAEMON SUPERS, HeroClix também revela-se como uma boa opção. Pois agora não são apenas os jogadores de mundos de RPG medievais que possuem miniaturas para ilustrarem seus jogos e principalmente suas batalhas, visto que as figuras de HeroClix demonstram-se potencialmente interessantes para serem utilizadas nos jogos de RPG de super-heróis.


Além do mais, HeroClix pode ser jogado por pessoas de várias idades, desde crianças até adultos, as miniaturas possuem excelente qualidade, muito bem delineadas e coloridas, ótimas para preencherem as estantes de colecionadores.

Outra boa notícia também são os preços, ao contrário de muitos jogos de estratégia, com poucos trocados é possível montar sua equipe de HeroClix e jogar, as peças tem preços que variam muito, desde aquelas mais valiosas e raras, até aquelas mais simples e perfeitas para jogadores iniciantes.

Também é possível comprar suas figuras por intermédio de outros jogadores, que criaram sua própria subcultura e estão sempre vendendo e trocando os seus HeroClix.

Então, fica a dica para quem quiser jogar um jogo extremamente divertido, dinâmico e muito inteligente.

7 comentários :

  1. Cara!!! Muito bom!! Não sabia que hero clix era tão util!! e pensava que n fabricava mais isso...

    Muito foda o artigo! Parabéns Queiroga!!

    ResponderExcluir
  2. Será que vedem tabuleiros prontos de Heroclix em alguma loja???

    ResponderExcluir
  3. Vendem sim, meu. E pode-se baixar alguns também, só dá uma procuradinha... Eu mesmo baixei uns aqui. E há os tabuleiros que vêm com os próprios Heroclix.
    De qualquer forma, Mr. Google resolve qualquer problema. E quanto ao post... Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Dell Debbio.15 de agosto de 2011 às 20:45

    Sou louco para jogar esse jogo. Só tenho duas miniaturas. Gavião Negro e Aquaman! : )

    Um dia jogo!

    ResponderExcluir
  5. Visitem o BLOG: http://www.deldebbio.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Dell Debbio aqui? Que piada! SEU FAKE! SAI DAÊ!

    ResponderExcluir
  7. \o/ eu adorei joga é recomendo!! é uma terapia !!!!
    Ass:suhellen

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...