quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RPG: Como se joga? - Parte 1

- Pai, conta uma história pra gente?

- Claro que sim! Na verdade, farei muito melhor!
Muito se fala sobre o que é ou não é RPG. Na maior parte das vezes, tudo acaba até bem explicado. Mas, como exigir compreensão de uma pessoa sobre um assunto que a mesma nunca experimentou ou mesmo presenciou? Então, vos digo: "Não se pode entender o RPG. É preciso ver para crer."

Base do RPG: O que é e como acontece?

Não estamos falando de
Reposição Postural Global!
O Jogo de Interpretação de Papéis (Rolle Playing Game, no original em inglês), é um dinâmica que consiste em um pessoa contando uma história interativa e outras ditando as ações dos personagens fictícios desta mesma história. Para isso acontecer, são necessários:


Narrador (1):
<> Originalmente chamado de Dungeon Master (Mestre da Masmorra), foi traduzido unicamente como "Mestre", por uma conotação mais dramática, embora "Maestro" fizesse muito mais sentido de acordo com seu papel.
O Narrador tem o papel mais importante: contar a história e como as ações dos Jogadores a alteram. Para isso, ele precisa estar ciente de tudo o que acontece e aconteceu na ficção proposta. Precisa conhecer bem a fantasia na qual o jogo de seu grupo está inserida.


Jogador (1 ou mais):
<> Os Jogadores são os que ditam as ações dos personagens principais da história contada pelo Narrador. Os chamados PdJ's (Personagens dos Jogadores), tem estatísticas representadas por números e designações de comportamento que servem como a base de roteiro, para, agindo como atores, descrever as ações e decisões que os indivíduos imaginários por eles controlados tomaram. Tais ações são analisadas pelo Narrador e as consequências (boas, nulas ou ruins) destas vão sendo descritas no decorrer da história.





Grupo (2 ou mais):
<> Um Grupo é o conjunto formado pelo Narrador e o(s) Jogador(es). Não há um limite exato para um grupo, porém, é comum encontrar grupos cujo número de membros que varie de 3 a 8 participantes.


Sessão:
<> É o encontro que o Grupo faz para jogar RPG;
<> Durante uma Sessão, o Narrador descreve a história e os acontecimentos da mesma. Os Jogadores descrevem suas ações e interagem entre eles. O Narrador conta o que aconteceu e aguarda novas decisões dos jogadores quanto aos novos acontecimentos contados por ele;
<> Não há um tempo padrão definido para a duração de uma sessão. Tudo depende do desenrolar da história e da disponibilidade dos integrantes do grupo. 



O que o RPG É e o que NÃO É?


O RPG é, a princípio, um simples passatempo. Da mesma forma que uma pessoa pode usar uma simples caneta para cometer atrocidades ou se esconder atrás de fanatismos para justificar atos hediondos, um jogo trivial pode muito bem ser difamado para dividir ou mesmo desviar a culpa e as responsabilidades de quaisquer atos.

O que aparece nas novelas e na televisão em geral nem sempre é verdade. Mesmo com algumas pessoas usando como pretexto a prática do jogo, isso não significa que o RPG em si contribuiu para a prática de crimes e atrocidades. Assim como o cinema, revistas e a própria televisão.

Muito pode ser dito sobre o RPG. Mas o que ele com certeza, NÃO É:

<> Não é uma religião, culto ou seita;
<> Não é uma forma de alienar, controlar e machucar pessoas;
<> Não é uma ferramenta criada para fazer ou propagar "O Mal";
<> Não é um tipo de fuga da realidade, mesmo contendo elementos de ficção;

Não se enganem! Isso NÃO É RPG!

Como o RPG pode ser usado? 

Por ser extremamente versátil, uma gama quase infindável de possibilidades se apresentam para o uso positivo do RPG. Aqui estão alguns:

<> Um entretenimento saudável e basicamente gratuito;
<> Uma ferramenta que incentiva a interação social;
<> Um exercício em grupo que trabalha a desinibição discursiva;
<> Uma dinâmica que incentiva a prática da leitura e da escrita;
<> Excelente exercício educo-social de memorização e prática matemática; etc.


Afinal, como "Diablos" se joga RPG?

Bons amigos, imaginação e diversão: ISSO É RPG

Agora você está preparado para entender como se joga RPG. Na verdade, é bem simples:

1º Passo: Convide alguns amigos
<> É importante começar a experiência com pessoas com as quais se tenha um mínimo de afinidade. Não é obrigatório, mas como esta seria uma experiência inicial, é recomendável começar com pessoas que estejam dispostas a aceitar o desafio.

2º Passo: Conscientização de todos
<> Certifique-se de que seus amigos estão cientes da mecânica do jogo e como ele acontece. É importante que eles saibam, pelo menos, o que é RPG e o que não é. Um boa dica é apresentar esta matéria.

3º Passo: Decidir o que vai jogar
<> Existem muitos tipos diferentes de material de RPG. Uma boa sugestão, é entender mais ou menos a mecânica das regras do jogo tendo uma pré-experiência com um Livro-jogo. Portanto, recomendo que tente o Livro-jogo "O Feiticeiro da Montanha de Fogo", da editora Devir.

Simples, prático e barato, o Livro-jogo é uma ótima diversão e vale como uma
experiência muito boa para entender o conceito das regras de um RPG.
 

Se achar muito complicado ou prefere algo mais direto e melhor explicado, confira um "Passo-a-Passo" detalhado na continuação desta série!

3 comentários :

  1. Minha foto ta ali... Falando sério agora, boa, um pequeno resumo que é bastante importante para abrir a cabeça de uma vez das pessoas para o mundo RPGistico.

    ResponderExcluir
  2. Você é o cara de capa preta sentado, né Taberneiro?

    Então, belo artigo, acho que faz um bom trabalho em explicar conceitos básicos para leigos. Espero que vire referência mesmo, que as pessoas indiquem a leitura pra que tá curioso ou começando.

    Eu me recordo de um artigo similar no antigo site da Spell Brasil, quando era o maior site de RPG aqui, e ele tinha uma explicação e uma transcrição de uma cena de jogo. Li no período em que fazia a transição de jogo de tabuleiro com elementos de RPG (Hero Quest) para um RPG propriamente dito (Vampiro: A Máscara) e ainda não entendia bem como devia declarar e descrever ações. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Bem que poderia ser o cara de capa preta, mas infelizmente sou o cara de camisa preta narrando na penúltima foto,também é simples me reconhecer estou com um sorriso meio suspeito.

    Falando sério: o RPG precisa disso atualmente, é praticamente um jogo para segundo plano que as pessoas poderiam muito bem deixar em primeiro lugar em relação a muitas coisas e realmente esse post pode desmistificar a imagem que ele tem atualmente, como na foto todo mundo sorrindo, se divertindo e jogando, que é o fundamento básico do jogo, a diversão do grupo.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...