sábado, 28 de julho de 2012

Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge: É seguro ver nos cinemas?

- Não é quem eu sou por dentro, mas o que eu faço que me define.
Batman Begins (2008)

Por Lázaro "Arauto" Júnior
Esta sexta-feira, 27 de julho de 2012, estreou nos cinemas brasileiros BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE.

Mas a empolgação pode virar receio. Após a tragédia ocorrida na última sexta-feira, dia 20 deste mesmo mês, numa pré-estréia no Colorado, onde um indivíduo matou 12 pessoas e feriu 59 (vide matéria nos links do PernambucoNerd e Jornal do Commercio) um misto de sentimentos de tristeza, revolta e medo permeou pessoas em todo o mundo e deixou uma dúvida:

Deve-se ou não ir aos cinemas?



Solidários ou receio$o$?

Pré-estreias e eventos publicitários foram adiados ou cancelados. Frente ao que aconteceu, não é de se estranhar.
Em Paris, a premmiere envolvendo a exibição do longa e entrevistas com os atores e diretor foi cancelada. Outras exibições de pré-estréia já haviam acontecido em Londres (18-07-12) e Nova York (17-07-12) com muito glamour e sem maiores problemas. O estúdio da Warner cancelou o evento e se manifestou quanto ao acontecimento. Os próprios atores falaram publicamente sobre o incidente e desistiram de aparecer nas exibições públicas de divulgação do longa. A Warner chegou até mesmo a cogitar adiar a estréia (saiba mais aqui).
Tais ações seriam tanto para proteger o elenco e a direção quanto o faturamento previsto. Uma atitude bem adequada a um investimento multimilionário desse porte. Pois um única providência tomada de forma intempestiva ou equivocada pode render prejuízos que causariam um efeito cascata altamente prejudicial para todos os evolvidos direta e indiretamente com a produção cinematográfica em questão.

Deve-se ir ou não?

Christian Bale e visitou sobreviventes e vítimas
do massacre em Aurora, Colorado
Nada impede que os espectadores brasileiros frequentem o cinema e assistam o filme. O público dos cinemas dos Estados Unidos (país onde aconteceu a tragédia) marcou forte e assídua presença na estréia do terceiro e último filme da saga cinematográfica de Batman, na visão de Christopher Nolan.
Mesmo com a previsão de queda nas bilheterias, BATMAN: THE DARK NIGHT RISES faturou mais de US$ 160 milhões, na primeira semana de exibição nos Estados Unidos. Tornou-se uma das maiores bilheterias de estreia do cinema americano e tendo superado o faturamento da primeira semana de exibição de BATMAN: THE DARK NIGHT (2008), que foi de US$ 158 milhões nos Estados Unidos.
O medo e o receio acabam se espalhando como uma doença infecto-contagiosa e pode nos impedir de fazer muito mais do que simplesmente ir ao cinema. o importante é seguir com a vida adiante e tomar precauções acerca de sua própria segurança e agir com calma e sobriedade perante ocasionais (dependendo de onde você, leitor, resida) situações de risco.
O mesmo risco que se tem de ir ao cinema hoje no Brasil, infelizmente, é o mesmo que se tem ao se ir trabalhar, estudar ou mesmo na casa do vizinho... ou sua própria casa! Acabamos por assumir certos riscos não apenas por necessidades, mas simplesmente por não se render ao cenário atual. Precisamos sair e enfrentar a vida, embora o dia a dia esteja se tornando cada vez mais perigoso.

O que fazer então? Ir na "Ammu-Nation" comprar um canhão?

"Esta é a arma do inimigo. Nós não
precisamos disso. Nós não iremos
Usar isso."
Definitivamente, NÃO!!!

Nem sempre é possível evitar certos acontecimentos, mas há uma série de coisas que se pode fazer para reduzir os riscos de sua ida ao cinema.
<-> Uma boa e simples é observar se o cinema que se frequenta tem alguma preocupação com a segurança dos espectadores;
<-> Tente arguir sobre o preparo da equipe de funcionários do cinema, se eles são bem preparados e atentos na fiscalização de quem entra e sai;
<-> Se o cinema for em um shopping ou galeria, verifique se a segurança do mesmo se estende ao cinema, e se a mesma transita regularmente pelo local;
<-> Procure se informar do histórico de violência e furtos do local. Se houver um risco elevado, é preferível frequentar um outro cinema e imprescindível comunicar por escrito à administração do cinema em questão sua opção por outro estabelecimento e os motivos. Se achar que não adiantaria nada, escreva o acontecimento, crítica, denúncia ou reclamação na parte de comentários dessa matéria que a equipe do blog irá reunir os posts e apresentar como evidências.
<-> Se você souber que abafaram da mídia algum incidente ou crime em algum cinema ou shopping, consiga evidências e publique na net. Não deixe isso impune!
No final a escolha é sua. Se irá ao cinema, se irá cobrar por mais segurança para uma diversão com mais tranquilidade ou se simplesmente irá a outro lugar.
Só não deixe de conferir BATMAN THE DARK NIGHT RISES. Muito menos se cale se vir alguma irregularidade que possa prejudicar sua segurança e a outros.

<-> Felicidade a todos e boa diversão! <->

Um comentário :

  1. Pra ser sincero eu achei o artigo era um pouco de exagero até ir ao cinema e notar que algumas pessoas, inclusive uma amiga que me acompanhava, estavam com medo de verdade. Percebi então a importância do artigo.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...