sexta-feira, 6 de abril de 2012

Novela Rebelde & RPG: caso de bullyng é relatado no Recife


O GM Miguel e sua companheira Lucy causam problemas dentro e fora da novela
Por Ailson Lima


Quando o designer gráfico, Jonathan Rodrigo, saiu da sua casa para passar uma tarde na Livraria Cultura no Recife, mal sabia o que estava por vir. Acostumado a usar a lugar para conferir as novidades e ler um pouco, Jonathan fez a sua rotina normal e ficou na parte de cima da livraria, na área de HQs, mangás e livros de RPG. Sentado em uma das poltronas, Jonathan viu quando um garoto, por volta dos seus 15/16 anos sentou-se próximo e começou a folhear o livro de Mago, o despertar.

O menino era “gordinho”, com roupas normais e de mochila nas costas. Ele ficou lendo por pouco mais de meia hora quando um fato aconteceu: do nada, um grupo composto por cinco pessoas ( três garotos e duas meninas) começaram a zoar com a cara dele. Mexiam nos livros que tinha colocado de lado, o chamavam de “bicha”, de "menino de crepúsculo" e falavam sobre a novela Rebelde. Como se entendessem do assunto, disseram que jogadores de RPG andavam de preto e se vestiam de vampiro.

Nesta hora, Jonathan, que também é RPGista e usa as mesas do Shopping Paço Alfandega, ao lado da livraria, para sediar as suas sessões, levantou e foi falar com os garotos que incomodavam o menino. “Falei que o que tinha sido mostrado na novela não era RPG e caso eles quisessem ver como era, podiam procurar o nosso grupo”, afirma.

O que revoltou Jonathan e creio que a todos os RPGistas, foi a agressão psicológica. Casos como esse não chegam a ser raridade entre os jogadores de RPG, mas devem ser intensificados pela exposição sem propriedade que é feita pela novelinha da Record. Estariam também projetos de extensão, monografias, professores e pesquisadores que utilizam o RPG na educação fadados ao preconceito por conta da novela?

Sim, pois o RPG já é amplamente utilizado na educação e em projetos sociais que podem sim ser prejudicados pelo mal entendido que a novela Rebelde já está causando.

Sou contra o veto da novela. Quero que o RPG continue lá. Não precisa nem mexer no enredo. Como narradores, sabemos da dor de cabeça que é alterar algum fato de uma trama já estabelecida. Entretanto, é possível consertar as coisas. Basta dar um bom destino para o Game Master Miguel e as suas fantasias, e mostrar na novela como de fato é o RPG. Talvez o personagem possa se redimir e pagando serviços comunitários, utilizar o RPG para educar e entreter crianças de uma escola. Por que não?


O que temos que fazer, caro leitor é divulgar o RPG para todos, não precisa atacar a novela, que não deve parar de mostrar os jogos macabros de Miguel e muito menos sairá do ar. Temos que conscientizar para evitar futuros casos de bullyng, que é uma coisa séria. Aqui em Pernambuco e em vários lugares espalhados pelo Braisl existem projetos que fazem uso das potencialidades do RPG na Educação você pode procurar por alguns deles:

Artigo do Jornalista Flávio Andrade: Caminhos do uso do RPG na Educação http://www.uff.br/aleph/textos_em_pdf/caminhos_para_o_uso_do_rpg_na_educacao.pdf

Site do nosso parceiro, Mestre em Ensino das Ciências e Licenciado em Física pela UFRPE,
Professor do CAp – UFPE e Pesquisador sobre RPG Pedagógico desde 2005,  Ricardo Ribeiro do Amaral 


“RPG torna aula uma aventura” Veja como o RPG foi utilizado na educação: http://www.educared.org/educa/img_conteudo/rpg1.html


Uma nota importante: Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.


Logo, o que foi presenciado na situação foi uma agressão psicológica, não se caracterizando como bullyng. Apesar disso, a chama está acesa, com a novela no ar, esses casos tendem a se repetir e podem vir a se tornar rotina em escolas. Devemos usar tudo o que temos para combater isso. Eu usei o impacto da palavra para que a mensagem fosse lida e discutida, o resto é com vocês.

35 comentários :

  1. Realmente, acho que a melhor forma de "contra atacar" é divulgando ao máximo e não sair por aí xingando os personagens da novela, afinal são atores.... sabemos bem o que É RPG e podemos sim minimizar essa situação sem transformar num pandemônio! Vamos lutar pela nossa cultura gente... e que Khalmyr nos ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO LUTEM!!! DEIXE COMO ESTA!!!
      oque importa se FAS DE REBELDE tem medo ou acham legal zoar rpgistas? de algumas pessoas eu prefiro ser estigmatizado!!!!
      (pelo amor de deus, se fizerem com os rpgistas oque a mtv fez com os nerds e virar modinha as coisas vao ficar bem mais dificeis para nos).

      Excluir
    2. O que importa é que existem projetos sérios que usam o RPG até na educação que podem ser prejudicados por isso.

      Excluir
    3. Ou, seu "anônimo", EU não prefiro ser "estigmatizada" trabalho com um projeto de RPG para Rpgistas e não rpgistas para que possam aprender, e importa sim pois nós queremos mostrar a realidade do jogo e não deixar as pessoas pensarem o que quiserem a ponto de nos ridicularizarem na rua, na escola, ou até em nossas casas... Logo quando comecei a jogar (por volta dos meus 11 anos) tinha que aguentar minha avó dizendo que eu estava fazendo um pacto com o demônio e que as miniaturas que o nosso grupo usava para jogar eram os espíritos que estávamos incorporando, então isso é muito desagradável, talvez isso não seja nem um pouco importante pra vc que apenas joga e não vê problema nas pessoas te achrem ridículo e de "alguma forma" de excluirem da sociedade, mas para quem está afrente de um projeto há 8 anos isso é muito importante pois a nossa missão não é ser um grupo excluído dos outros, é ganhar respeito e espaço!

      Excluir
    4. 1 - RPG sempre foi visto pela minha pessoa como uma forma de fazer novos amigos e reunir pessoas completamente diferentes sobre um ponto de vista, o trabalho em equipe. Minhas mesas de RPG, desde as que joguei as que narrei, sempre foram focadas nesse objetivo. Nas mesmas, sempre tivemos casos sérios de bullying, que na época ainda não tinha uma definição tão organizada para o combate a discriminação de toda ordem. Graças ao RPG, eu fiz grandes amigos, me reuni com pessoas das mais diferentes, desenvolvi muito várias habilidades de pesquisa e reunião de informações devido ao simples fato de querer pesquisar para fazer personagens mais fieis. Aprendi a escrever melhor, desenvolvi meu inglês e me divirto até hoje.

      2 - Modinhas vem e vão. A MTV não criou esse fenômeno, e sim o advento das redes sociais. O movimento da divulgação Geek já é um tanto antigo, já existe desde 1998, e era apenas mais uma luta contra o bullying que sempre foi muito sofrido pelos jovens que gostavam de coisas diferentes. Foi uma luta de minorias. Na música isso é recorrente, defender minorias independente de aparências. Sr. Anônimo, não fale sobre o que não sabe.

      3 - O uso do RPG na educação não é novo. Se foi comercializado um método, é como toda empresa que desenvolveu o RPG como um meio de dinheiro, mesmo sendo apenas um hobby. É completamente desnecessário dizer que essas empresas precisam de dinheiro para existir numa sociedade capitalista. É um fato. Mas, por nenhum motivo, tira todos os méritos da iniciativa. Se você está trabalhando em qualquer função, vai querer ganhar dinheiro por isso, então não julgue as pessoas simplesmente por desejarem ganhar algum monetário por seu trabalho.

      4 - Já existe um projeto antigo no congresso nacional desde a época do incidente em Ouro Preto (O assassinato de Aline Silveira Soares em um cemitério de uma igreja em Ouro Preto marcou a vida de muitos jogadores de RPG. O fato ocorrido em 2001 até hoje nos assombra, sempre sendo pretexto aos ignorantes para culpar o RPG na época colocado como vilão da história, devido aos assassinos o usarem como desculpa para um ato hediondo.) e devido a outros incidentes similares para praticamente gerar uma "Criminalização" do RPG. Transformar uma forma de divulgar cultura em um produto acessível a somente maiores de 18 anos, com sérias restrições, não me parece bom para alguém que joga desde os 11 anos de idade. É um hobby muito produtivo para mim. Diziam que não ia passar e tudo o mais, mas recentemente quase que uma lei passa proibindo diversos tipos de jogos eletrônicos sem base alguma. Diversos Anônimos deveriam acordar para o fato que vai mexer com a sua vida SIM! Se você joga em um porão escondido no meio do nada, problema é seu, mas eu ainda quero ter o direito de reunir amigos na minha casa sem ser taxado de fazer uma reunião satanista, evocando o demônio e coisas piores, que não fazem o mínimo sentido.

      5 - Deixar pra lá é ignorar o fato que estão usando mídias para mostrar algo de forma errada, manipulação de informação, gerando mais e mais preconceitos de todas as ordens. Sou contra isso, porque o RPG me ensinou a usar a cabeça, criticar o que está errado e procurar soluções que não venham ao caso somente por interesses próprios, mesmo que estes estejam envolvidos.

      Excluir
  2. Cadê a fonte?
    Cadê o tal do Jonathan Rodrigo?
    O começo da matéria tenta ter algum ar verídica de reportagem saída na grande mídia, mas depois prossegue com toda a pinta de artigo de blogueiro e links que já estão no ar a um bom tempo. Cadê a fonte e cadê o Jonathan Rodrigo?
    Esse artigo é tão oportunista quanto essa novelinha Rebelde.
    Sou RPGista também, mas não caio nessa mentirinha.
    Conta outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa o teu e mail que eu mando o contato do Jonatan Rodriogo ok? Sim, o texto é uma mistura de reportagem com artigo de opinião. Em blogs temos a liberdade de fazer isso, entretanto, tudo que está aí é um relato. Não há necessidade de inventar histórias, fazemos um trabalho sério há 8 anos. O nosso objetivo é chamar a atenção para o que está acontecendo e para o que pode acontecer por causa de uma exposição imprudente na grande mídia.

      Excluir
    2. Engraçado, se não é o Tomé da bíblia! kkkkk olha querido, se for realmente MUITO importante pra vc conhecer esse cara saber as fontes e talz não há problema, o que estamos discutindo na verdade não é o que os outros acreditam ou não, é o fato do RPG estar sendo exposto de uma forma muito banal e quais são as consequências disso...Se vc não percebeu (ou não leu direito) tem outros links que servem de referência. Você está usando de má fé para causar polêmicas e isso é chato. E se aparecer outro caso vamos contar sim! Pelo menos mostra a cara né... ¬¬'

      Excluir
  3. Muito curioso acontecer isso logo agora com essa polêmica e no meio do post ter o link de curso online de R$ 95 de "RPG na Educação".
    Acho desnecessário ficar criando factóides pra ganhar dinheiro em cima do RPG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link não foi colocado aqui de caso pensado, faz o curso quem quer. Existem muitas possibilidades de aprender sobre RPG & Educação gratuitamente. Deveríamos nos focar em outra coisa: divulgar a real prática do RPG.

      Excluir
    2. Caro Anônimo,
      Conheci o RPG como uma ferramenta para estudar e compreender história, desde então nunca mais parei de jogar, e isso já tem 22 anos, ou seja, tenho mais tempo de jogo do que muitos do grupo dos Malkavianos e nunca matei, roubei ou fiz sacrifícios "mágicos".
      Concordo com o pessoal do Malkavianos, não se deve deixar coisas como esta do folhetim infanto-juvenil da rede Record deturpar a imagem de um jogo que mescla como poucos valores como amizade, espírito de equipe, cooperação e coleguismo!
      Caso você, senhor Anônimo, seja interessado em aprender umas coisinhas novas como estes valores que citei, procure as mesas de jogo no Paço Alfândega ou o pessoal da Taverna e veja que não há necessidade de joguetes ou mesuras artificiais para quem já abraçou o RPG como jogo e pretexto para estar com amigos se divertindo e jogando conversa boa fora!

      Excluir
  4. Fala sério... Na minha época de escola nossos pais nos ensinavam a nos defender do bullying. Que maneira de ver a vida é esta onde necessariaente deve haver um "coitadinho" que deve ser protegido de maneira paternalista.

    E para a sua informação, o que a novela mostra é RPG sim. Uma maneira de jogar e uilizá-lo. Pode não ser a melhor, mas também agir com hipocrisia não é o caminho. Coisas até piores acontecem e podem acontecer num jogo de RPG. Assim como no jogo de futebol, por exemplo, um jogador pode machucar o outro intencionalmente e continua sendo um jogo de futebol. Exemplos de coisas ou atividades que não são usadas para o fim correto, não faltam.

    Pessoas pensem, questionem, analisem. Não saiam leventando qualquer bandeira assim sem refletir. Ah! Me recuso a comentar a falta de decoro e a tentativa de usar manipulação para ganhar um dinheirinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Somos um projeto social e nunca ganhamos nada pelo trabalho que fazemos, a não ser o reconhecimento do público.

      2. Bullyng ou agressão psicológica é coisa seria, não é questão de ser coitadinho ou não. Atitudes de "valentões" muitas vezes causam problemas psicológicos nas mentes das crianças/adolescentes.

      3. Sugiro que procure algum material sobre RPG. O que a novela mostra não é nem de longe o RPG que jogamos.

      4. Quem deturpa o RPG são as pessoas e não o jogo em si. A nossa preocupação e que o Brasil não veja o RPG da forma como ele é exposto na novela.

      5. Pensem, questionem, analisem (nisso concordamos com você) quem fizer isso, vai entender o motivo da mensagem.

      Excluir
    2. Ganhar dinheirinho??? kkkkkkkkk vc parece ser uma pessoa bem politicamente correta para levantar falsos dessa forma! Funciona assim: primeiro você procura conhecer, pra só DEPOIS VC CRITICAR! Acho que dizer que vc está totalmente equivocado seria pouco demais Rodrigo. Realmente existem casos e caos, e RPG não é assim, não chega nem a ser um live action (como foi bem descrito por Gregorio)Seu exemplo foi pavoroso...

      Excluir
    3. Bom, eu concordo que aquela é um forma de se jogar RPG, exceto alguns pontos como o envolvimento de pessoas que não concordaram em participar e a impossibilidade de desistência do jogo.
      Mas gostaria de lembrar que você e muitos outros COMPRAM livros e mais livros de RPG, você acha que esse dinheiro vai pra caridade?

      Excluir
  5. Eu mestro a cerca de 20 anos e com certeza isto não é RPG,e explico o pq:
    *Se for um Live Action,é totalmente deturpado( e imbecil) pois nas regras mais básicas são explicadas as necessidades de uma clara limitação de "território" para os jogadores.Saindo deste espaço pré determinado vc esta em off e nada mais tem a ver com o jogo.
    *Se esta jogando não interaja com não jogadores,principalmente se forem leigos e não tiverem a menor ideia do que esta acontecendo.
    *Contato físico é extremamente proibido então a comparação entre RPG e futebol é impossível...para não dizer estupida.
    Qualquer jogador iniciante sabe disto.Agora a bronca não é com a novela(nem assisto esta porcaria),é com a difamação do RPG e seus jogadores.Então antes de alguém falar bobagem,procurem um jogador experiente ou um d.m para tirar duvidas.Li algumas respostas aqui que são deprimentes.Mostra que esta novelinha já esta atingindo seu publico alvo com as besteiras que espoem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é de fato uma pena, pois existem trabalhos sérios que utilizam o RPG.

      Excluir
  6. O cara diz mestrar a cerca de 20 anos e, considerando-se que o RPG também requer bastante leitura, como pode então este ser escrever "ESPOEM" em vez de "EXPÕEM"? Doeu só de ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc não tem mesmo o que fazer né.... acho que vc nem leu direito o post do cara! Qualquer pessoa incluindo VOCÊ pode errar nas palavras, não é pq jogamos RPG que somos obrigados a ser especialistas em gramática, "DOEU" só de ver SEU comentário... Deve ter algum tic nervoso, aff...

      Excluir
  7. E realmente, Gregório, algumas respostas aqui, incluindo-se a sua, são bastante deprimentes... rs

    ResponderExcluir
  8. ""Site do nosso parceiro, Mestre em Ensino das Ciências e Licenciado em Física pela UFRPE,
    Professor do CAp – UFPE e Pesquisador sobre RPG Pedagógico desde 2005, Ricardo Ribeiro do Amaral
    http://www.rpgnaescola.com.br/""

    R$ 95 custa o curso pra "iluminar" a sociedade em relação ao RPG.
    Parece que esta matéria quer usar do mesmo expediente que os pastores usam: medo e terror.
    Os Pastores sempre apavoram com aquela velha estorinha da irmã que parou de pagar dízimo e perdeu o filho; ou do obreiro que mudou de igreja e teve acidente fatal.
    A mensagem que esta matéria pretende passar tá parecendo esta: "Amiguinhos rpgistas, evitem o bullying, evitem que sejamos chamados de satanistas, vamos fazer uma campanha para esclarecer nosso hobby para a sociedade, comprem nosso curso RPG na Escola por apenas R$ 95! Peçam para sua Secretaria de Educação nos contratar para levarmos o RPG até a Escola!".
    Me desculpem, mas não levo fé nesta estorinha.

    ResponderExcluir
  9. RPGista ter que defender o hobby pra crente ou fã de rebelde é o mesmo que Headbanger ter que defender o Metallica e o Megadeth pra funkeiro, ou seja, desnecessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas são um pouco diferentes Chuck, a questão não é defender, mas mostrar o RPG como ele realmente é. Fazemos isso pois temos um projeto em uma escola pública. A propósito, querendo saber mais sobre RPG, seu uso na educação e etc. é só aparecer, não cobramos absolutamente nada. Todos os membros do clube trabalham e não é nossa intenção ganhar alguma remuneração por isso.

      Excluir
  10. eu acabei de ler o artigo,as pessoas tem que parar com isto ja ta ficando chato
    tem muita gente com preconceitos idiotas nesta vida de hoje a sociedade esta perdida...

    vamos mudar e parar de preconceito
    RPG NÃO É SO JOGAR E SE DIVERTI TEM MUITAS COISAS ALEM DISSO TEM CULTURA E MUITAS HISTORIAS...

    JOGO A MAIS DE 16 ANOS JA SOFRI PRA CARAMBA NA ESCOLA POR CAUSA DISTO

    RPG É CULTURA^^

    ResponderExcluir
  11. Acho interessante...o post veio com um intento e saio mudando ao longo do tempo...Sou narrador a algum tempo, fui estigmatizado por ser jogador e ser "diferente". Mas o post não se trata do que aconteceu comigo, ou deixou de acontecer com outro. Não se trata se A escreve bem, ou B escreve mal, ou se C não tem fonte. Ficar procurando por isso é no mínimo falta do que fazer. Creio que a discussão deve estar situada em um outro nível. Penso que o que aconteceu com o "Nerd Gordinho" é uma situação recorrente, que não foi desencadeada de forma alguma pela novela da Record a qual nunca assisti. (Nem na versão antiga, com as garotas interessantes e os meninos bonitinhos!) O que aconteceu foi desencadeado por um preconceito estereotipado daquilo que é o so-called normal e o diferente. Dai há toda uma temática de Bulling por trás, e tipos passivos, ativos e reativos, e assim por diante, em uma discussão que não cabe aqui. O que importa é no que o RPG pode contribuir para quebrar a corrente do Bulling, pois quem sofre eventualmente pratica. Creio que seria nisso que devamos nos ater, embora creio que alguém vai pegar um comentário dentro do meu post para falar alguma besteira irrelevante e tentar desviar o curso do assunto apenas por que não tem o que fazer ou quer discordar mesmo, não percebendo que fazendo isso simplesmente repetem o mesmo que os garotos e garotas citadas no post fizeram, perseguem moralmente uma pessoa afim de provar sua própria superioridade.
    Quase lamentável.

    ResponderExcluir
  12. Jogo RPG a 17 anos, e creio que o que este post quer mostrar, é o que vem acontecendo desde a época em que comecei a jogar, a diferença é que naquela época não existia um nome pré-definido para o ato; concordo plenamente com o que o Danilo escreveu, e sei que a intenção do blog não é criticar ou ganhar dinheiro com isso,pois conheço e participo do projeto a alguns anos, apesar de não estar agindo ativamente no momento, e confirmo que o grupo nunca ganhou nenhum tostão até hoje com isso. Por isso posso afirmar que a intenção deste post é somente alertar para a forma negativa que a novela esta "pintando" o RPG, junto com a onda de Bulling que vem junto a partir dai. Devemos alertar sim, e se podemos utilizar o RPG para quebrar esta corrente de Bulling, vamos usar, porem para os que não tem o que fazer e em vez de ajudar, ficam procurando motivos para criticar; fica aqui o convite para conhecer o clube, e quem sabe se juntar ao projeto.

    ResponderExcluir
  13. Bullying é algo que vivenciei na Cultura , se você acha ou não que as evidencia são , brincadeira ou falta do que fazer , então gere conteúdo. Aforma de agressão que aquele menino sofreu , eu tbm sofri quando comecei a jogar RPG e não tinha ninguém que soubesse sobre o jogo ou tivesse base cultural para me defender.
    "Anônimo" você e um babaca , crianção e alienado , o foco aqui , não é só a novela e sim a imagem negativa que ela esta trazendo, como tbm positiva já , que se pelo menos os fãs forem atrás de informações do que é o RPG podem abrangi seu horizontes culturais .

    ResponderExcluir
  14. Eu vejo dois pontos importantes aki, um é o caso de bulling. o idiota que faz bulling a outra pessoa soh precisa de desculpa, se explicasse de maneira exata oque era o rpg, naum ia mudar nd, os valentões ia arrumar uma desculpa pra usar isso pra tirar sarro do mesmo jeito, eu jogo rpg mais de 10 anos e sei disso, sofri bulling por jogar rpg por pessoas q sabia exatamente oque era o rpg, diziam q eu era infantil, que ficava brincando de faz de conta que vivia em outro mundo, uma pah de baboseiras, e isso pq o rpg nem era divulgado. ou seja divulgar o rpg da maneira correta não vai diminuir o preconceito a isso nem diminuir o bulling contra qm joga.
    o segundo ponto eh se eles realmente estão jogando, e sim na minha opinião eles estão realmente jogando, como o idiota q matou td a sua familia no começo da decada tb estava jogando, mesmo as regras dizendo q naum se pode fazer um monte de coisas, qntas vezes nos mestres naum mudamos as regras do jogo pra dar um pouco mais de emoçãos a nossa mesa? o problema eh q como em todas as coisas existem pessoas bem intencionadas e mal intencionadas, eu naum assisti a novela q por esse motivo naum sei afirmar com precisão, mas pelas informações q eu captei aki e ali a novela esta justamente querendo mostrar um cara mal intencionado. eh importante acompanhar isso e ver se a novela mostra uma pessoa mal intencionada como regra a jogadores de rpg, ou se ela vai mostrar q ele estava mal intencionado e mostrar efetivamente como eh um jogador de rpg bem intencionado.

    ResponderExcluir
  15. meu eu sofria preconceito na minha casa com meus proprios familiares pessoas da rua em nem ligava mais minha familia isso sim era dificil de aguentar, principalmente pelo o fato de eu ter um primo que é usuario de drogas ele fuma maconha dentro de casa e nimguem fala nada ja eu que estava fazendo uma coisa super saldavel era recriminado sendo chamodo de maluco pelos meu parentes.

    ResponderExcluir
  16. E agora temo... tchan tchan tchan brigas de grupos!!!

    http://entretenimento.r7.com/rebelde/noticias/detalhes/cacadores-de-vampiro-iniciam-a-sua-jornada-20120408.html

    wwwhhhhrrrooooOOOOAAAARRRR!!!!

    Falando sério agora, só piora. Esse tipo de briga até existiu, mas foi no início dos anos 90, com alguns grupos querendo ditar "a forma correta de jogar RPG".

    Agora a mente é outra, grupos de RPG se apoiam, sabem que não existe maneira correta de jogar e que sempre pode-se aprender algo em outra mesa.

    ResponderExcluir
  17. O que está claramente acontecendo é: estão retratando o comportamento de um grupo de rpg como o comportamento de uma gangue.

    ResponderExcluir
  18. Estou com tesão. Aliás, tensão.

    ResponderExcluir
  19. Se acontecesse comigo eu ria da cara deles, nem sabe nada e vem curti onda com a cara do outros, merecia porrada esse povo! (y)

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que o jogo e muito legal e não assusta ningue isso e bobagem

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...