sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcelo Del Debbio fala sobre Trevas, Arkanun e seus novos projetos

Debbio engravatado
Por Ailson - Boss - Lima


Dando continuidade as entrevistas do mês de dezembro, o MalkBlog bateu um papo cabeça com nada mais nada menos que Marcelo Del Debbio. O editor responsável pela DAEMON Editora nos falou sobre futuros lançamentos, o novo livro de Trevas o uso do RPG na Educação, além disso você e vai conhecer um pouco mais sobre sua vida profissional e como os seus estudos influenciam nas suas criações. Se eu fosse você, não perderia esta entrevista. Confira agora, na íntegra:

Debbio, quais os planos da DAEMON para 2012?

Eu preciso fazer uma divisão no que se trata de "Daemon" para responder esta pergunta. A Editora Daemon está muito bem, realizando trabalhos de impressão  junto à maçons e rosacruzes, realizando palestras e cursos e editado  apostilas e livros iniciáticos; e tem publicado muitos livros o tempo todo. 

A parte que estava parada era a de RPG, por conta do mercado praticamente  morto que tivemos nestes últimos anos.Agora no final de 2011, reimprimimos toda a linha Arkanun-Trevas (Anjos, Demonios, vampiros, Spiritum, Clube de Caça, Arkanun, Trevas, Jyhad, Maytreia) e lançamos TREVAS-CAMPANHA ÉPICA que é um dos livros de RPG mais bonitos já lançados no país, com regras para os peso-pesados da linha... praticamente um SUPERS de Ocultismo, com arqui-demonios, arcanjos, elder vampiros e arquimagos.

 Livro "Spiritum" considerada uma das mais belas artes do RPG Nacional
Agora, mês que vem, teremos a reimpressão dos Guias (Guia de Armas, Guia de Armas medievais, de Veículos, de Itens Magicos, de Classes de Prestigio e de Monstros) e a linha anime (Anime e SUPERS).Se tivermos um aquecimento do mercado, estaremos abertos a novos livros para 2012 mas vai depender do público agora. O investimento por parte da editora está sendo feito nesse sentido.


Você costuma jogar RPG, faz testes com as suas criações?

Nos últimos dois anos praticamente não joguei mais, por conta do nascimento da minha filha Lillith, que demanda todo o meu pouco tempo livre, mas todo o cenário de todos os jogos da linha arkanun-trevas foram resultado de campanhas (que geraram romances como a linha "Entre Anjos e Demonios" do Shaftiel, "Busca por Sangue" e "Principia Discordia". O cenário e regras de RPGQuest foram resultados de campanhas jogadas com alunos em sala de aula, com crianças pequenas e filhos dos jogadores de RPG da primeira geração da linha Daemon. Mal posso esperar para a Lillith aprender a ler para que ela comece a jogar RPG comigo.



Trevas, um dos primeiros RPGs de Horror destas terras, foi considerado uma das melhores publicações Brasileiras de acordo com a Dragão Brasil. Você se recorda de alguma campanha memorável que tenha jogado neste sistema?

Várias delas, mas não no Plano Físico (risos). Meus leitores mais antigos sempre souberam que eu passi a maior parte da minha vida envolvido com alquimia, Ordens Iniciáticas, Anjos e Demônios e que os livros de RPG eram uma maneira interessante de passar algum conhecimento sobre este mundo paralelo de maneira a preparar os futuros hermetistas e magistas, mais ou menos como o Alan Moore fez com o Constantine, Neil Gaiman com Sandman ou o Grant Morrison fez com Invisibles.

O que os jogadores podem esperar do novo lançamento da DAEMON o “Trevas Campanha Épica”?
Campanha épica promete!
Uns bichos mega-fodas. A idéia do TCE surgiu logo depois que lançamos SUPERS e estava maturando por um bom tempo. Se existem super-heróis e em todos os livros a gente cita Arcanjos, Deuses, Semi-Deuses, Arquidemônios, Magos Lendários e outros, já estava na hora de colocar estes poderes enormes
à disposição dos Mestres e Jogadores para que pudessem equlibrar todos os pratos das balanças. Sou suspeito para opinar, mas acho que foi um dos melhores lançamentos da Editora até hoje. Vale muito a pena, mesmo que seja apenas para usar estes poderes arrasa-quarteirão apenas com os NPCs (risos).


Arkanun possui uma pesquisa histórica bastante completa. Qual foi a maior dificuldade em escrever este livro?


Mapa dos Planos de Arkanun
Convencer o editor a publicá-lo. Arkanun surgiu entre 1992 e 1995. Eu havia morado na Inglaterra, onde tive contato com druidas, rosacruzes e membros da Golden Dawn e de outras ordens Iniciáticas e também jogava RPG desde 1984. Adorava o AD&D mas sentia muita falta de um RPG que fosse realista, que tratasse de uma Idade Média verdadeira, com as lendas, monstros, criaturas, inquisição, peste negra, templários e tudo mais que tivemos direito durante o período da idade das trevas. Ordens secretas protetoras da Linhagem Sagrada, anjos e Demonios batalhando pelos espíritos, dragões e criaturas perdidas das mitologias... Com certeza seria um universo que os leitores adorariam (e tudo isso uma década antes de Dan Brown). Em 995, o Marcelo Cassaro, então editor da DB, adorou o potencial que Arkanun teria e convenceu o Ruy Pereira (dono da editora) a arriscar a publicação. E deu muito certo. Hoje, a linha Trevas só perde para Tormenta em termos de pupularidade, ganhando de vários títulos peso-pesados americanos como Cthulhu, Gurps, Vampire, Ars magica, Cyberpunk e Shadowrun.

RPG Quest foi uma iniciativa bem bacana por parte da DAEMON, principalmente no que diz respeito a trazer jogadores novatos para o hobby. Usamos inclusive o RPG Quest na sala de aula com muito sucesso. Você vê possibilidade de mais lançamentos para essa linha?
RPG Quest e outras publicações mais "educativas"
RPGquest é uma linha que ficou complicada de ser impressa da maneira como eu gostaria. Para fazer aqueles livros maravilhosos na questão qualidade/preço tínhamos de imprimir 20.000 unidades a cada título. Isso só era possivel quando conseguiamos enviar os livros para bancas de jornal. Quando nossa distribuidora foi comprada por uma gigante do mercado e as regras de distribuição mudaram, não tínhamos como conseguir os mesmos valores de antes, porque livros de RPG precisam passar 4, 5 vezes em bancas para atingir todo o país e a partir de 2007 só poderiamos passar 2 vezes cada lançamento, o que complicou muito seguir com essa linha. Em 2008 lançamos o Módulo Básico, que é um RPG nos moldes tradicionais, e o Guia de Monstros, que é um dos mais completos do mercado, com mais de 700 monstros e combinações de arquétipos que permitem multiplicar estes números por 50.Testamos o RPGQuest em salas de aula em 2006 e 2008 nas Bienais do Livro, com resultados sensacionais junto dos professores. Estamos há alguns anos tentando parcerias com o MEC e com ONGs para colocar estes RPGs definitivamente dentro de salas de aulas. Quem sabe?

Por que acha que ainda tem gente que se interessa por um jogo de criar e contar histórias em uma sociedade onde quase todo entretenimento já vem pronto, “enlatado”?


Porque são as pessoas que ainda possuem resquicios de magia dentro delas, que não foram sufocados pelos enlatados e pelo pensamento pronto. Nesta altura do texto, alguém pode achar que "magia" é soltar bolas de fogo, mas na Alquimia e no Hermetismo, o termo "Magia" quer dizer "Imagem" ou "Imaginação" ou a capacidade que alguém possui de transformar sua imaginação em realidade. Nos primórdios da humanidade, os Magos eram os Xamãs capazes de escrever a história da tribo em cavernas, de contar histórias e lendas e de compartilhá-las com as pessoas. E isso é o que os RPGistas fazem melhor. Jogando RPG, você prepara sua mente para a criação, para a imaginação e para a execução de projetos, qualidades indispensáveis aos pensadores de qualquer geração.

Você é arquiteto, escritor, editor, lutador de kung fu e estudante de religiões (só para citar algumas coisas!). Como administra tudo isso e como essas ocupações influenciam nas suas criações?



Marcelo no estilo Tchê!
Acho que todas estas funções são sincronizadas. Comecei trabalhando com engenharia, mas aos poucos fui sendo guiado para a História da Arte, história antiga e história da arquitetura de templos, onde me especializei. Estudar mitologias não quer dizer venerar "deuses" com muitos braços ou poderes fantásticos, mas compreender que todos os deuses são arquétipos de qualidades humanas que podem ser desenvolvidas e melhoradas dentro de nós mesmos. é um estudo que não tem fim, sempre ampliando nossa imaginação e percepção da arte e da cultura de vários povos e nos mostrando que todo o Planeta é uma coisa só. O treino de artes marciais começou bem cedo (alguém que se chama "Del Debbio" precisa aprender logo cedo a bater bem forte e pesado nas pessoas, ou então vai receber bullying na escola).



Você pensava em estar onde está quando era mais jovem?

Quando bem pequeno, eu queria ser o Indiana Jones. Uma mistura de escritor, historiador envolvido com coisas ocultistas... Acho que estou bem perto da minha Verdadeira Vontade.

O RPG é muito criticado por ser um jogo alienante e até mesmo “sombrio”. Em contrapartida – e nós estamos aqui para confirmar- existem muitos trabalhos envolvendo educação e terapia que se utilizam do jogo. O que você tem a dizer sobre isso?

Até que parece vai...
Não existe nada de alienante no jogo, o problema sempre foram as pessoas sem noção que escolhem qualquer coisa para dar vazão ás suas sociopatias, seja o futebol, em brigas de torcida, nas drogas, nas bebidas, em jogos de apostas, em músicas, programas de TV, filmes ou desenhos animados. O RPG é
uma ferramenta, como um martelo. Voce pode usar para construir uma casa ou para esmagar a cabeça de uma pessoa.

Que conselhos o Senhor Del Debbio daria para os RPGistas que sonham em ser escritores?


Leiam, leiam e leiam mais. O homem está limitado àquilo que conhece.

Para adquirir o novo livro de Trevas e outros títulos acesse http://www.lojaderpg.com.br/


Até a próxima! 

12 comentários :

  1. Me desculpem os fãs, mas a Daemon Editora mostrou-se totalmetne apatica por quase 6 anos. Nunca revisou ou reeditou seu material. Seu blog foi mantido por fãs e com isso praticamente morreu. Hoje, eles tentam volta a tona "apelando" para o poder e fãs de Hack 'n Slash.

    A Daemon tem otimos livros, porem, para se adequar ao cenário atual, terão que rever muito dos seus livros, principalmete o Anime RPG, possivelmente, o pior livro da série.

    Sou fã dos livros, gosto muito dos seus livros, porem falta qualidade na originalidade dos livros, sendo que a maioria é copiado do guia básico. Mesma historia em todos eles.

    Espero anciosamente seu retorno, reformulado e amadurecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo, Rafael.

      A editora está interessada mesmo é em livros de esoterismo e maçonaria. RPG não é sua prioridade.

      Vários netbooks poderiam ser incorporados nas regras oficiais por sua qualidade, mas o Del Debbio ainda não se ligou no ótimo trabalho de game design que ele está deixando pra lá.

      Realmente espero que o sistema receba atenção e renovação, mas tenho a impressão de que a Editora Daemon só daria atenção pro sistema se outra editora começasse a rachar de ganhar dinheiro com suas regras...

      Uma pena.

      Excluir
  2. Grande Marcelo! Vou comprar meu primeiro livro de Trevas esse ano, loucura jogar RPG há mais de 10 anos e só ficar na linha de Storyteller, D&D.

    ResponderExcluir
  3. Hum tomara que o RPG Quest seja relançado tbm!

    ResponderExcluir
  4. Indiana Jones! Essa foi boa, bem tirando isso gostei muito de toda a entrevista e da atitude da DAEMON, vou acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa apatia se deu justamente pela apatia do mercado. A DAEMON soube a hora certa de voltar a investir em RPG.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, você está errado. Inclusive, CENTENAS de fãs queriam livros e não mais os viam nas prateleiras, nem nas lojas da DAEMON!

    Simplesmente, os caras foram fazer outras coisas e deram uma banana bem grande para o RPG!

    Agora, que tão de férias, querem reativar o projeto!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Daemon, precisa de uma revisão nas regras mas é bom.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de RPG e gosto muito do Sistema Daemon, os jogos da linha Trevas/Arkanun são de ótima qualidade e sistema falho todos os RPGs possuem o importante é saber burlar essas falhas e jogar um bom RPG.

    ResponderExcluir
  9. O que não entendo é: se tinha gente querendo comprar pq eles pararam de publicar? Isso não faz sentido Bob... A demanda deveria ser pequena não?

    ResponderExcluir
  10. "Leiam, leiam e leiam mais. O homem está limitado àquilo que conhece."

    Inspirador !

    ResponderExcluir
  11. A Daemon Editora foi grande icentivadora do nosso trabalho e promoveu a Equipe RPG Anime Brasil. Hoje temos um site próprio com a continuação de todos os nossos netbooks, além dos netbooks que estão no site da Daemon.

    http://rpganimebrasil.blogspot.com.br/

    Lembra-se da gente? Então cura www.facebook.com/rpganimebrasil

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...