quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Você conhece o Homem mais Rápido do Mundo?


"Mostra um ângulo incrivelmente interessante sobre o adágio de que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."
Eduard Kaye, Hipergeek
   [...] ainda não há qualquer informação que confirme os relatos de testemunhas que afirmam ter visto um homem que se movia mais rapidamente do que os olhos podiam acompanhar e que removeu todos do caminho do perigoso veículo descontrolado.

É assim que começa O QUE ACONTECEU AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO. A própria capa traz um trecho da história contada por uma "falsa" matéria de um tabloide, que descreve um acidente que por pouco não virou uma tragédia. E o que faltou? Simplesmente os passageiros somem! Para reaparecer em um local diferente em segurança! Mas a que se refere essa história? Será mais uma revista para a já incontável quantidade de títulos de super-heróis?




Não é do Flash que estamos falando!


Talvez o protagonista dessa história nem seja necessariamente de fato o homem mais rápido do mundo. E é até melhor que não o seja, pois de acordo com a lógica física do "mundo real", uma velocidade de aceleração extremamente rápida poderia ser fatal, uma vez que a resistência ao ar e o atrito causados durante uma corrida matariam qualquer forma de vida conhecida pelo homem. Sem contar que ao realizar um trabalho desses, um sistema orgânico precisaria ser abastecido de uma quantidade de calorias absurda, sem contar a iminente fadiga e ruptura muscular.

Sabendo de todos os fatos científicos citados acima, excetuando aqueles que não foram mencionados, por que a revista tem como título O QUE ACONTECEU AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO?



O cenário é este: Um terrorista põe uma bomba de impacto colossal num edifício de 50 andares e ameaça que a mesma explodirá ao final da contagem do timer, que já vai em menos de uma hora! Numa corrida desenfreada, autoridades procuram evacuar a zona de explosão o mais rápido possível. Mas é virtualmente impossível evadir milhares de pessoas do centro da cidade de Londres, Inglaterra. Cientistas dizem não serem capazes de desativar a bomba a tempo. O que fazer então?


Bobby Doyle é um rapaz comum com um dom muito incomum. Ele é capaz de parar o tempo! Até aí é clichê, certo? Pois bem! Diferente do que se vê em muitas outras histórias de ficção, nosso protagonista pode parar o tempo para tudo ao seu redor. Menos para si mesmo! Ele envelhece normalmente mesmo com o tempo parado. Sem contar que para fazer qualquer atividade diferente de mover algo ou alguém, estes continuam estáticos. Portanto, para soltar a mão de alguém, abrir uma porta ou movimentar algo que depende de outros movimentos (rodas, gavetas, dobradiças etc.) é preciso descongelar o tempo pelo "tempo" mínimo necessário para executar a tarefa desejada. Além disso, congelar o tempo de tudo ao seu redor é a única coisa de excepcional que o Bobby pode fazer. O peso, massa, volume e gravidade envolvidos do que ele está movendo continuam valendo. Ou seja, mover uma caixa pesada continua sendo uma tarefa árdua. Movimentar um conteiner ainda é impossível para qualquer humano normal.


Como salvar a todos do desastre?
Diante de tudo que foi dito sobre os acontecimentos correntes na revista e sobre o nosso herói, resta uma dúvida: Como diabos ele evitará esse desastre? Bobby está diante de um dilema: Ele também se vê incapaz de desativar a bomba ou levá-la para um local ermo. Então só há uma coisa que pode fazer. Mover milhares de pessoas uma a uma para uma distância segura da área de explosão.
A solução parece simples, mas como foi dito anteriormente, ele envelhece normalmente enquanto o tempo ao seu redor continua parado. Portanto, carregar milhares de pessoas percorrendo quilômetros a pé levaria anos! Talvez décadas! Uma vida inteira! E se ele tomar essa decisão, quando o tempo voltar ao normal, ninguém o reconheceria ou sequer saberia de seu sacrifício!
  
Do que se trata a HQ?


Como uma vez o Tio Ben disse para Peter Parker antes de se tornar o Homem-Aranha, "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades". O verdadeiro herói não é aquele que simplesmente luta por seu ego ou, tão simplesmente como dizem, por um bem maior. A marca do verdadeiro herói é capacidade de tomar decisões que exijam grandes sacrifícios pelo bem de outrem.


Além da história em si ter seus próprios méritos e atrativos, a obra encadernada para o Brasil pela editora Gal traz uma série de peculiaridades que fazem desta graphic novel uma edição de colecionador para qualquer um que goste de quadrinhos. A trama é bem elaborada, escrita e conduzida. Tudo nela é de uma simplicidade inspiradora, porém traz uma complexidade bem objetiva que pode divertir qualquer um que ler.

O traço é simples, porém bem elaborado. Há uma quantidade enorme de easter eggs e comparativos com a vida real para facilitar a imersão durante a leitura. O próprio personagem leva uma vida tranquila e despretensiosa, aquém de sua habilidade inata. De forma bem discreta, vários pontos são mostrados durante o decorrer da revista.
A solidão que o protagonista passa enquanto o tempo ao seu redor está parado, assim como a aparente facilidade com que toma suas decisões, mesmo estas causando mudanças perenes em sua vida. O inferno pessoal  ele passa quase sem perceber. O conformismo e a determinação com que Bobby segue adiante em suas decisões. Tudo isso é digno de nota. Porém, todas essas qualidades são meramente humanas, não tão difíceis de encontrar nas pessoas.
Todos esses fatores abordados acima, unidos ao cenário e às provações que Bobby sofre, fazem com que essa revista, que a primeira vista não tem nada de tão especial, seja uma obra extremamente interessante. É o tipo de publicação que pode ser mostrada a qualquer um, gostando ou não desse tipo de entretenimento.
Após uma leitura cuidadosa e repetida, ouso arriscar que o foco de O QUE ACONTECEU AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO, não é a bomba, o poder de paralisar o tempo, a vida do herói ou qualquer coisa assim. Mas simplesmente os sacrifícios que fazemos em nossas vidas baseados em nossas escolhas e a aceitação (ou não) dessas consequências.


 
Por fim, lanço um desafio para todos os que lerem essa HQ: Em sua opinião qual é o verdadeiro super-poder de Bobby Doyle?
 
Vale procurar O QUE ACONTECEU AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO em:
 
GAL EDITORA (através de e-mail ou lojas e sites conveniados),SARAIVA e LIVRARIA CULTURA .
 
Para quem mora na região metropolitana do Recife-PE pode tentar encontar essa e outras publicações na:
 
FÊNIX Comic Shop e Caverna do Dragão.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...