segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Que tal uma boa história sobre Vampiros?

Lua azul, você sabia por que eu estava lá...

Blue moon
You saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
The Patters

Por Ailson "Boss" Lima

Meados de 2003 e eles estavam de volta. Muito bem representados por sinal. A bola da vez era Kate Backinsale. Ela já tinha nos brindado com a participação no blockbuster Van Hellsing e estava de volta para dar “vida” a vampira Selene.
Uma narrativa sob o céu chuvoso enquanto os guarda chuvas passavam em baixo do arranha céu, lá estava ela com o seu sobretudo e olhar perdido, de quem já tinha atravessado os séculos. O seu salto no vazio marcava uma nova maneira de ver os vampiros. Ela caminhou por entre os mortais e agora está de volta em mais um filme da série.

Anjos da Noite contava uma  história que envolvia a eterna guerra entre vampiros e lycans (lobisomens) onde  uma nova raça seria criada, a abominação. Uma mistura dos antagonistas. Agora este filme que para mim foi um marco na história dos vampiros no cinema ganha mais uma continuação, mas se quiser ver o trailer e saber mais sobre o meu envolvimento com essas criaturas da noite é só pegar alho, água benta, aquele velho crucifixo de madeira e continuar lendo...


Como conheci os vampiros?
Assisti, vi novamente e recomendo!

Filmes como Blade e o clássico Entrevista com o Vampiro e Drácula de Bram Stocker nos apresentavam versões totalmente diferentes deste ser mítico tão abordado no cinema e nos RPGs: o vampiro.
Comecei a me interessar pelo tema assistindo aos filmes B da sessão da tarde e cinema em casa. Consigo me lembrar dos Vampiros de Carpenter e do oitentista “Os garotos perdidos”. 
Naquele tempo os vampiros eram criaturas soturnas que saiam dos seus covis a noite para morder pescoços, se transformavam em morcegos e davam medo em muita gente.
O sucesso foi tanto que em 1991, entrava no ar pela rede globo de Televisão a novela VAMP.A estória de vampiros invasores da fictícia Armação dos Anjos rapidamente cativou o público. Foi tamanho o sucesso que além dos dois discos da novela (os tradicionais: "Nacional" e "Internacional") foi lançado um terceiro, denominado "Rádio Corsário", com músicas essencialmente da década de 60, também tocadas na novela. Cláudia Ohana, que no disco (Nacional) já havia gravado uma música (Sympathy for the Devil), gravou mais uma - desta vez um cover de Roberto Carlos: "Quero que vá tudo pro inferno". 

Os morcegos invadem a Globo
Com vocês: a vampira Natasha...

VAMP trouxe para a tela da Rede Globo estes seres soturnos e contava a história da Vampira Natasha,(Claudia Ohana) uma cantora de rock que vendeu sua alma ao terrível conde Vladymir Polanski, chefe dos vampiros, para brilhar na carreira:
Em Armação dos Anjos, o capitão reformado Jonas Rocha, viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura, também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contato com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha para a gravação de um clipe.
Natasha descobre que em encarnações passadas, ela era Eugênia, a amada do conde, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão. Ela, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. 

Lembro-me como se fosse hoje (até parece ^^) que não perdia um episódio mesmo tendo por volta dos meus 4 ou 5 anos de idade (talvez menos). Lembrando que a novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo tá? 
A hilária Amelie em ação...
Apesar desses contatos meio que de longe com estes seres, foi com O Beijo do Vampiro que a vampirada invadiu de vez a TV brasileira. Saca só a sinopse da história e diz se não é digna de um bom RPG:
No Século XII, o vampiro Bóris Vladescu se apaixona perdidamente pela princesa Cecília, uma bela moça de casamento marcado com o Conde Rogério, um homem que a ama muito. Porém, Bóris se enfurece com o amor de ambos e trava uma batalha contra seu rival  em frente à princesa num castelo. Bóris acaba por assassinar o conde, jogando-o do alto da torre. Em vista do desespero de perder o amado e ter de se casar com um vampiro, Cecília se suicida, se jogando no mesmo ponto no qual caiu o seu amado conde.
Quase oitocentos anos depois, Bóris tem um filho com Marie, uma inglesa que morre após o parto. Na maternidade de Maramores, Bóris, para proteger o filho da invejosa Mina d' Montmartre, sua esposa, troca por outro recém-nascido. Este menino é filho de Lívia e Beto, reencarnações de Cecília e Rogério, respectivamente. E é então que a novela começa.
Ambas traziam cenas de flashbacks dignas de nota e uma trama até que bem feita. Se você viu, vale a pena relembrar se não viu é bom ficar por dentro...

Então? Está convencido?

Tipos de Vampiros e histórias para o seu RPG

Para jogar Vampiro é preciso escolher muito bem o tom e que os jogadores entrem em consenso sobre a visão que tem dessas criaturas. Não adianta querer jogar uma crônica sobre conflitos psicológicos depois que os jogadores acabaram de sair do cinema para ver Anjos da Noite. A dica é conversar antes de escrever qualquer coisa.
Segue abaixo dois estereótipos :

Claudia, Louis e Lestat em "Entrevista com o Vampiro"

Vampiro “Ricciano” – dotado de vestígios de emoções humanas, estes vampiros são densos e estão em constante crise existencial. Podem aproveitar a eternidade como uma noite que nunca vai acabar ou podem pensar a respeito de viver para sempre e enlouquecer. Para este tipo de vampiro, o dilema é fundamental.
Vampiro Hollywoodiano – Sobretudos e armas pesadas, saltos e efeitos especiais. O que importa para esse tipo de vampiro é o estilo  new gótico de ser. Precisam se alimentar? Tudo certo é só recorrer aquele banco de sangue no hospital. Aqui o que está em foco é a necessidade de alimento e geralmente a guerra travada com os humanos ou outros antagonistas. Esse tipo de vampiro também é conhecido por usar a tecnologia a seu favor então abuse de armas ultravioletas, balas de nitrato de prata e outros aparelhos hi tech.

Selene tem armas Hi Tech...

O que assistir?
Cuidado Buffy!

Pra quem gosta de seriados eles também são facilmente encontrados nesta área. True Blood e The Vampires diares são exemplos desta nova geração. Para quem curte algo mais “Old” a série Kindred the Embranced é uma ótima opção já que é inspirada no livro Vampiro a máscara, (vocês estão livres para tentar descobrir qual o clã e qual disciplina o personagem está usando! Aqui pode!) Abaixo segue uma lista que vale a pena conferir:
O Beijo do Vampiro, Vamp, Kindred, Vampire Diares,True Blood , Angel, Buffy a caça Vampiros, Anjos da Noite (Underworld), Buffy a caça Vampiros, Drácula de Bram Stocker,Hellsing, Vampire Hunter e etc.

O que ler?
O próprio livro da Whitewolf Vampiro, tanto a máscara quanto a idade das trevas fornece numerosas ideias para basear a sua crônica. Na literatura temos Anne Ricce, André Vianco dentre outros. No RPG Ravenloft é um mundo dominado por terríveis lordes, brumas e castelos góticos trazem todo aquele ar vampiresco para o cenário. Já joguei e recomendo a leitura.
            Stephanie Meyer apresentou um estilo totalmente diferente de vampiro, eles andam no sol e tentam levar uma vida mais humana. Mais voltado para a relação vampiroxhumano pode ser uma boa pedida caso você queira variar. 
Estou indo pois já vai amanhecer. Deixo vocês com o trailer de Anjos da Noite, o Despertar:

7 comentários :

  1. Relembrei minha infância agora! Muito bom post

    ResponderExcluir
  2. Assistia muito O Beijo do Vampiro! Pra mim a melhor novela da globo hehe

    ResponderExcluir
  3. Underworld é da hora mesmo, ainda bem que não parou no terceiro filme. Estarei no cinema pra ver.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola...Achei a palavra...É amanhecer ganhei pohaaaaa
    Anderson Souto Maior
    sonocara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post! Adoro vampiros, comecei a jogar com Vampiro a máscara e não parei mais!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorava VAMP (sou velho, tenho 30 ano e vi a 1ª vez e a reprise!)... E achei bem legal a Beijo do Vampiro, mas cômica do que VAMP

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o post *-*- adoro vampiros o/

    Visitem meu blog :
    http://apenasjee.blogspot.com.br/2013/08/ilusoes-depois-da-saga-uma-historia.html

    Meu Blog: Apenas Je

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...