sábado, 5 de novembro de 2011

O Lanterna nas HQs

"Poder requer força de vontade homenzinho. Pena que eu destrocei a sua vontade."
"Mongul, você destroçou meu braço... meu joelho... [...] mas minha Vontade é algo que você não pode tocar!"

Diálogo entre Mongul
 e Hal Jordan durante sua luta na cidade-máquina,
 onde fora Coast City (O Retorno do Super-homem #3). 



 Apesar de muita gente ter ouvido falar do Lanterna Verde, principalmente por causa do filme lançado neste ano, quem realmente é ele? Como funciona esse universo onde um anel cria tudo àquilo que se possa imaginar? E se Verde é a cor da Vontade, há outras cores com poderes diferentes? Nesse caso, a luz Verde é realmente a mais poderosa força do universo? Se esse herói vem dos quadrinhos, por que ele não está na mídia há mais tempo?

Como o público leitor de quadrinhos muda a cada 5 ou 10 anos, é normal querer apresentar os antigos heróis de uma forma mais moderna. Sem contar, que cronologicamente, alguns deles seriam velhinhos se a história fosse seguida ao pé-da-letra (o Super-homem e o Batman teriam mais de 70 anos cada). O filme é perfeito para apresentar o herói e a Tropa dos Lanterna Verdes ao público atual. Sem contar que os "veteranos" podem aproveitar para desfrutar dos incríveis efeitos cinematográficos dessa época. E alguns pontos positivos devem ser abordados: o herói não está restrito a seu planeta, seus poderes quase infinitos podem encontrar vilões capazes dominar/destruir planetas e sistemas solares inteiros. Sem contar que o cenário onde as aventuras acontecem é simplesmente QUALQUER UM DENTRO DO UNIVERSO. Uma gama infindável de opções.

Filme e HQs



A primeira aparição de um Lanterna Verde foi na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, em 1940. Um sujeito chamado Alan Scot, um engenheiro, acabou se envolvendo num acidente ferroviário provocado por sabotagem. Todos que estavam no local morreram, mas Alan se salvou por ter achado, momentos antes da tragédia, a primeira Lanterna Verde, que "falou" com ele explicando-lhe sua missão (no filme, há uma alusão a isso quando Hal jordan toca seu anel na Lanterna e ela entra na mente dele fazendo-o citar o juramento dos Lanternas Verdes). A Lanterna também instruiu Alan Scott a fazer um anel a partir de uma de suas peças. Nessa época, a única fraqueza do Lanterna Verde era a madeira e a necessidade de recarregar a cada 24hs. Ao longo do tempo, Alan Scott consegue pegar todos os culpados do incidente criminoso e passa por muitas outras aventuras, tendo participado inclusive da Sociedade da Justiça da América. Anos mais tarde ele renuncia ao título de Lanterna Verde, em favor de Kyle Rayner (substituto de Hal Jordan após o final da saga CREPÚSCULO ESMERALDA que também foi considerado, por um tempo, o último Lanterna Verde) e passou a se chamar "O Sentinela".

Nas HQs, os Guardiões de OA já tinham conhecimento sobre a Terra, uma vez que três indivíduos já haviam usado anéis de Lanternas Verdes, embora só um tenha de fato um. Ele se chamava Yalan Gur e foi Lanterna Verde por acidente. Um fragmento de um dos maiores feitos dos Guardiões de OA, o Coração Estelar, caiu na Terra e foi encontrado por Yalan Gur, que usou seus poderes mágicos em forma de anel. Ele era um alienígena que morava no nosso planeta e por um tempo foi o mais promissor dentre os Lanternas Verdes. Por seus feitos, foi premiado pelos Guardiões com a retirada da fraqueza ao espectro amarelo. Com isso, ficou arrogante, achou-se onipotente e se rebelou contra os senhores da Tropa, que implementaram uma fraqueza exclusiva ao seu anel: Madeira! O único com essa desvantagem! Morreu a pauladas por aldeões chineses. Um escultor usou fragmentos de seu corpo e do minério do Coração Estelar para fabricar uma lanterna que tinha surpreendentes chamas verdes. Esta foi a Lanterna que, séculos depois, foi encontrada por Alan Scott. Ela havia sido restaurada e posta em uso para ferrovias por um lunático detento do Asilo Arkham, em Gotham City, que encontrou a lucidez graças aos poderes dela.
 
Algumas mudanças para a adaptação cinematográfica foram realmente sutis, o que deram um sentido bem maior ao filme e a história. Uma delas é que, nos quadrinhos, a maior fraqueza do usuário de um anel de energia verde é a cor amarela. Isso restringe muito os principais poderes de um Lanterna Verde, pois uma arma amarela atravessaria seu campo-de-força, um inimigo amarelo seria imune as rajadas de energia verde e os construtos verdes são menos resistentes contra a luz amarela e coisas amarelas. Sem contar que o filme mostra que os anéis verdes escolhem seus usuários. Diferente dos quadrinhos, onde qualquer um que tenha grande vontade pode usá-los.

E o Parallax?

O Parallax dos quadrinhos não tem quase nada haver com o vilão apresentado no filme. Inclusive ele foi o maior vilão da DC Comics durante muito tempo e com certeza um dos mais poderosos seres dos quadrinhos. E adivinhe quem foi? HAL JORDAN! Isso mesmo! O mais famoso Lanterna Verde meio que pirou quando sua cidade foi destruída e seus habitantes mortos durante a saga da volta do Super-homem. Hal Jordan tentou usar o poder do anel para refazer a cidade de Coast City e ressuscitar os seus cidadãos. O conselho de OA julgou que Hal Jordan estaria fazendo isso em benefício próprio, por isso vetou. Hal Jordan tem um "ataque de pelanca", enfia a porrada nos outros Lanternas Verdes, pilha seus anéis e entra no núcleo de energia Verde de OA. Ao sair, ressurge como Parallax.

Um tempo depois, é revelado que havia uma impureza amarela no núcleo central da bateria de OA. Essa impureza era uma entidade ancestral que havia sido aprisionada há muito tempo atrás pelos guardiões. Essa entidade era a personificação da Luz do medo. Chamava-se Parallax. Por promover o terror em todo o universo, incitando guerras e discórdia por onde passava, se alimentando de seus medos, os guardiões uniram-se pra aprisioná-la no núcleo da bateria, pois as luzes Verde e Amarela não podiam se destruir. Em dado momento, Parallax acordou de seu sono imposto e passou a influenciar os anéis dos Lanternas Verdes. Escolheu Hal Jordan para corromper e possuir (até suas madeixas grisalhas eram resultado da influência de Parallax). Com a destruição de Coast City, Parallax conseguiu enlouquecer o herói e dominá-lo. O resto já sabem... Todos aqueles que direta ou indiratamente contribuíram para a destruição de Coast City foram pulverizados por Hal Jordan, como Parallax.

E tem mais! O motivo da fraqueza dos Lanternas Verdes à cor amarela é devido a influência de Parallax no núcleo da Bateria Central, que havia despertado mas era incapaz de escapar de lá. Já no filme, a única possível fraqueza de um Lanterna Verde é quão forte ou fraca é sua força de vontade.


Quantas cores de anéis existem?

Verde é a cor da Vontade, sendo considerada pelos Guardiões como o espectro de maior poder de todo o universo. Mas quantos espectros de poder realmente existem no universo ficcional dos Lanternas Verdes? O filme mostra a Verde e a Amarela, que é a cor do Medo. E nos quadrinhos quantas seriam?

VERDE
Significado da Cor: Vontade
Grupo/Organização: Tropa dos Lanternas Verdes
Liderança: Guardiões Imortais do Universo, em OA
Maior Campeão: Hal Jordan
Poderes: Cria construtos de qualquer coisa conforme a imaginação e a vontade do usuário do anel Verde, campo de força, acessa ao conhecimento infinito do Livro de Oa.
Fraquezas: mais fracos contra luz Amarela, precisam recarregar seus anéis antes que sua energia esgote ou a cada 24 hs da Terra.

AMARELO

Significado da cor: Medo
Grupo/Organização: Tropa Sinestro
Liderança: Sinestro, em Qward
Maior Campeão: Sinestro
Poderes: Seus poderes são similares aos do espectro Verde, ma a forma e aparência costumam ser aterrorizantes ou doentias..
Fraquezas: o anel precisa ser recarregado conforme seu uso, suas transmissões de energia podem ser interrompidas por um Lanterna Azul.











VERMELHO

Significado da cor: Ódio
Grupo/Organização:
Liderança: Atrocitus, em Ysmault
Maior Campeão: Atrocitus
Poderes: o anel vermelho dá ao usuário a capacidade de expelir seu próprio sangue (que se torna corrosivo e queima como napalm) através da boca. Essa chama vermelha vai queimar enquanto a fúria permanecer.  
Fraquezas: irracionalidade, atacam qualquer um sem distinções ou hesitações, raramente falam (exceto Atrocitus), tem sua fúria acalmada por um Lanterna Azul.







AZUL

Significado da cor: Esperança
Grupo/Organização:
Liderança: Ex-Guardiões Ganthet e Sayd, em Odym
Maior Campeão: Saynt Walker
Poderes: cria construtos capazes de acalmar outros seres, baseados na esperança dos mesmos; podem revitalizar estrelas moribundas transformando-as em fortes estrelas azuis; na companhia de um Lanterna Verde, os Lanternas Azuis são extremamente poderosos, podendo ser considerados, de longe, os mais fortes. Também fornece energia ilimitada para o Lanterna Verde que o acompanha.  
Fraquezas: Se não estiver na presença de um Lanterna Verde, os poderes de um Lanterna Azul são limitados apenas ao vôo e proteção no espaço.





LARANJA
Significado da cor: Avareza
Grupo/Organização: Agente Laranja (os Lanternas Laranjas são na verdade construtos criados pelo único integrante da "tropa". Eles servem a apenas um propósito: Trazer anéis e poder para seu mestre).
Liderança: Larfleeze
Maior Campeão: Larfleeze, em Okaara
Poderes: Criar construtos daqueles que morrem por outros construtos laranjas ou por Larfleeze.
Fraquezas: Incapaz de usar os poderes dos anéis azuis; um usuário da energia laranja pode sucumbir à Avareza e tornar-se irracionalmente dependente da necessidade de querer qualquer coisa.
Juramento: Não criado ou citado.














VIOLETA
Significado da cor: Amor
Grupo/Organização: Estrelas Safira
Liderança: Rainha Aga'Po, em Zamaron
Maior Campeão: Carol Ferris
Poderes: Mostra a uma pessoa o seu verdadeiro amor; cria um laço de proteção para com a pessoa amada pela portadora do anel Violeta; sua luz pode cristalizar e envolver um alvo vivo mostrando-lhe cenas de sua vida onde houve experiências de amor.
Fraquezas: O anel pode tomar o controle da mente de sua usuária, transformando-a numa fanática descontrolada; o anel não é muito efetivo contra seres que não possuem amor.











ÍNDIGO

Significado da cor: Compaixão
Grupo/Organização: Tribo Índigo
Liderança:
Maior Campeão: Índigo-1
Poderes: curar através da compaixão; canaliza e armazena as energias das luzes de outras cores; consegue ler mentes e o estado emocional de outros seres; pode interromper o funcionamento de um anel Negro.
Fraquezas: desconhecidas














NEGRO

Significado da cor: Morte
Grupo/Organização: Tropa dos Lanternas Negros
Liderança: Ex-Guardiã Imortal Scar, de Ryut, o 'Mundo Morto'
Maior Campeão: William Hand, o Mão Negra
Poderes: transforma os mortos em zumbis superpoderosos que se regeneram infinitamente (mantendo as características e memórias do "zumbi" quando em vida); o anel se reconstruirá se destruído; o anel destruirá qualquer tipo de barreira de qualquer energia que se interpor em seu caminho; o portador do anel Negro enxerga os seres através das cores de suas emoções.
Fraquezas: se a conexão do anel com sua bateria central for interrompida ele perderá seus poderes e funções; se o portador do anel negro não sentir uma emoção muito forte vindo de sua vítima, ele postergará o fim do combate.





BRANCO
Significado da cor: Vida
Grupo/Organização:
Liderança: Entidade da Vida
Maior Campeão: Boston Brand, o "Desafiador"
Poderes: dá nova vida para os que morreram, cura ferimentos e regenera cicatrizes e membros perdidos,
Fraquezas: o usuário precisa querer viver; o anel só segue a um plano linear, negando-se em vários momentos a fazer algo diferente; o usuário é obrigado pelo anel a executar seus planos, seja quais forem.
Juramento: desconhecido 

A Guerra das Luzes

Algumas cores só aparecem em sagas famosas, pois estas tem suas próprias importâncias para as tramas de seus respectivos arcos. É o caso da cor Negra, que deseja trazer a morte para todas as formas vivas existentes. Fo previsto no Livro de Oa que com ela viria um era similar ao apocalipse, chamada de "Noite mais Densa". Já a cor Branca, que preza o bem maior e o equilíbrio da vida e qualidade da mesma, seria a união de todos os espectros de cores. A líder da Tribo Índigo (da cor Índigo) explica isso para alguns heróis durante a saga da NOITE MAIS DENSA. A única forma de dar um fim a "Noite mais Densa", seria unificar as luzes para trazer de volta a cor primordial: a Branca. Isso evitaria o apocalipse e daria início ao "Dia mais Claro". Mas isso é mais fácil falar do que fazer, pois os grupos de cores diferentes dificilmente se dão bem. De fato, há alguns que estão em guerra permanente.

> Os Lanternas Vermelhos odeiam os guardiões de OA e desejam aniquilar os Lanternas Verdes e qualquer um que cruze seus caminhos ou se torne um obstáculo. Estes só se acalmam perante os poderes de um lanterna azul ou quando na presença daquilo que os insuflou o ódio;

> Os Lanternas Verdes vêem como inimigos não apenas os Lanternas Vermelhos, mas principalmente a Tropa Sinestro, composta por Lanternas Amarelos liderados por seu líder ex-Lanterna Verde. Como a tropa dos Guardiões do Universo de OA é considerada uma polícia intergalática, qualquer um que esteja "perturbando a ordem" é um alvo em potencial dos Lanternas Verdes;

> A Tropa Sinestro busca trazer a ordem através do medo e da intimidação. São inimigos delcarados de quase todos os setores e povos do universo, especialmente os Lanternas Verdes. Também procuram aumentar seu poder para substituir os Lanternas Verdes como policiais do universo, tentando trocar a "ordem pela vontade" pela "ordem pelo imposição do medo";

> As Estrelas Safiras buscam converter todo o universo à sua filosofia do amor, vendo qualquer um que se interponha como um inimigo em potencial. Porém, costuma ser amistosas com os seres que não representem ameaça ou demonstrem amor, melancolia e solidão. Também costumam ajudar qualquer um que esteja fazendo algo por ente querido.

> O Agente Laranja movimenta sua tropa de construtos contra todos os outros grupos para conseguir seus anéis e o que mais seu líder, Larfleeze, desejar.

> Os Lanternas Azuis buscam levar a paz e a esperança por todo o universo, não sendo inimigos declarados de ninguém. Mesmo duratne os conflitos, eles procuram encontrar uma brecha para resolver os conflitos pacificamente;

> A Tribo Índigo permanece misteriosa e reclusa, não se envolvendo diretamente nos conflitos dos outros grupos. Seu maior envolvimento foi durante a saga NOITE MAIS DENSA.


As Entidades das Luzes


Se o Parallax é a personificação da energia do Medo, o que impede que os outros espectros de energia tenham também suas próprias entidades formadas maciçamente pelas respectivas Luzes? São elas (excetuando Parallax) as seguintes:

O Predador: Sem semelhanças ou alusões ao com o cinema. Trata-se da energia do amor encarnado numa criatura bizarra que busca implementar o amor onde não e ajudar aqueles que são impelidos por este sentimento.

Ofídian: Personificação reptiliana da energia laranja da Avareza. Foi aprisionada na lanterna Laranja por Larfleeze;

Adara: É a personificação da energia azul da Esperança, em forma de uma criatura similar a um pássaro;

Prosélite: A energia da compaixão em forma de um tipo de octopóide (polvo) gigante;

O Açougueiro: É a energia do Ódio encarnada numa figura muito parecida com um touro enfurecido;

Ion: Tem a aparência similar a de um peixe voador gigante. É a forma adotada pela personificação da energia da Vontade. Durante um tempo, Kyle Rayner foi o portador da entidade da Vontade, mas essa responsabilidade foi passada para o Lanterna Verde Sodam Yat.

Quais revistas procurar?

A Panini Comics publica as revistas da DC no Brasil. Mas é possível encontrar as antigas sagas nos sebos e em vários sites que vendem e/ou trocam revistas antigas e usadas. Das antigas sagas, vale a pena mencionar as seguintes:

CREPÚSCULO ESMERALDA
A história mostra a queda de Hal Jordan como um herói e seu surgimento como um dos mais poderosos vilões da DC: Parallax.
Hal Jordan fica frustrado pela destruição e inúmeras mortes de sua cidade. Ao tentar revivê-los com seu poder, que se mostra insuficiente para tanto, os Guardiões de OA o repreendem e vetam seus atos. Hall enlouquece e se rebela, lutando contra toda a Tropa dos Lanternas Verdes, com a intenção de adquirir mais poder para seus planos.

NOITE FINAL
Uma entidade chamada 'Devorador de Sóis' se aproxima do planeta Terra para devorar nossa estrela e mergulhar a via lactea na escuridão e no frio. Heróis e vilões de todo o mundo se unem para tentar impedir o desastre iminente. Em meio ao caos e as tentativas desesperadas de evitar a extinção, o último Lanterna Verde, Kyle Rayner, decide falar com aquele que ele julga ser o único com o poder e a determinação suficientes para salavar a todos desta catástrofe: 'Parallax' Hal Jordan.

LANTERNA VERDE: RENASCIMENTO
Uma série de eventos culmina numa chance de Hal jordan retornar a vida. Kyle Rayner, atual Lanterna Verde do setor 2814, descobre a verdade sobre Parallax e a inocência de Hal Jordan quanto a seus atos malignos. Uma luta desenfreada para proteger o corpo de Hal e tentar salvá-lo de alguma forma se desencadea.

A NOITE MAIS DENSA
Uma das sagas mais esperadas no universo DC. A noite mais negra está vindo e os mortos já não descansam mais em seus túmulos. Anéis Negros estão surgindo em várias partes do universo e muitos que outrora tombaram voltam das tumbas para espalhar a morte. Heróis, vilões e Lanternas de todas as tropas se envolvem na batalha contra criaturas que parecem invulneráveis a tudo. 

O DIA MAIS CLARO
Ao fim a noite mais, uns voltaram a viver, outros permaneceram mortos. Uma trégua entre todas as luzes está em andamento enquanto durar a recuperação dos danos causados pela noite mais densa. Até que uma Lanterna Branca cai no meio de uma cidade da Terra. Em meio a tudo isso, o Desafiador, agora ressucitado, começa a ser levado por um anel Branco para viagens estranhas por motivos além de sua compreensão.

Para os interessados em animações de longa metragem, aqui estão duas excelentes:

LANTERNA VERDE: CAVALEIROS ESMERALDA
Uma crise iminente está em curso e todos os Lanternas Verdes são convocados para combatê-la. O surgimento de um antigo inimigo Um junção de contos de aventuras e origens dos membros mais famosos da Tropa dos Lanternas Verdes. De longe, a melhor!

LANTERNA VERDE: PRIMEIRO VÔO
Uma versão da origem de Hal Jordan como Lanterna Verde e sua descoberta da traição de Sinestro.


Para os que quiserem acompanhar as aventuras dos Lanternas Verdes, procurem as revistas LANTERNA VERDE e TROPA DOS LANTERNAS VERDES. Todas as publicações e animações citadas podem ser encontras na FÊNIX COMIC SHOP!

4 comentários :

  1. Saibam que esse foi um dos melhores post que li, imagino o trabalho que deu para ser feito, li, e vlw muito, vou dr um "curtir" no face, jah que não tenho conta que preste para me identificar.

    Luan Lima

    ResponderExcluir
  2. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos

    LANTERNA

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=lanterna&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post muito bem feito, seria bom uma atualização

    ResponderExcluir
  4. Mas;
    E se a nave de Abin Sur tivesse caído no sertão nordestino???
    Veja: O anel não é recarregado numa lanterna (aqui no Brasil, lanterna é sinônimo de farolete). O anel é recarregado num "Lampião"!
    O "cabra porreta" que o anel escolhesse no sertão, faria o juramento, com o mesmo sentido, mas adaptado ao jargão nordestino.
    Seria assim:

    No dia mais arretado,
    Na noite mais xexelenta,
    Até o tinhoso de caga,
    Quando o Lampião Verde enfrenta!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...