terça-feira, 11 de outubro de 2011

Constantine: para ler no banheiro


"Eu odeio crianças[...] Eu sei, eu sei: 'Você já foi criança'. Eu já fui um esperma, mas você não acha que tenho vontade de me aconchegar numa mancha de ..., acha?"
John Constantine, Hellblazer #129

"E se eu lhe dissesse que Deus e o diabo fizeram uma aposta? Uma aposta pelas almas de toda a humanidade?”John Constantine a Policial Rachel Weisz, no filme CONSTANTINE, de 2005

A revista Hellblazer, do selo Vertigo da DC Comics, está sendo publicada no Brasil pela Editora Panini já há algum tempo. Com isso temos à venda as histórias de um dos mais controversos anti-heróis dos quadrinhos: JOHN CONSTANTINE.
 
Para quem já foi coadjuvante para as histórias do MONSTRO DO PÂNTANO, o mago mais escroto e odiado do mundo caiu nas graças do público rapidamente e ganhou suas próprias publicações e uma história extremamente peculiar. Apesar de ter aparecido em 1985 na revista HELLBLAZER: MONSTRO DO PÂNTANO #1, Constantine só estreiou suas próprias histórias em 1988. Atualmente, é a mais famosa publicação do selo Vertigo (ainda mais que SANDMAN, de Neil Gaiman).
 
Em 2005, o personagem ganhou as telonas do cinema através do filme CONSTANTINE. Interpretado por Keanu Reaves, o mago era depressivo, tinha um 'arsenal' de artefatos místicos à sua disposição (até consegue um tipo de arma de fogo montada usando várias relíquias sagradas).


O filme foi dirigido por Francis Lawrence (EU SOU A LENDA, com Will Smith). Ele decidiu que John Constantine seria americano, pois não acreditava que Keanu Reaves convenceria o público como um britânico. Também decidiu por uma pegada mais dinâmica e menos investigativa. Os poderes de Constantine também estão muito limitados em comparação aos quadrinhos. Um pequena alusão a seus dons nas HQs é feita na parte em que ele entra no clube de Papa Meia-noite, quando ele 'adivinha' a carta mostrada pelo segurança, quando na verdade ele sutilmente leu a mente do brutamontes.

Apesar de ser bem diferente, o filme agradou o público em geral (os fãns de Hellblazer caíram de pau, massivamente!). Teve um orçamento de US$ 100 milhões e arrecadou US$ 230 milhões no mundo, o que seria motivo para uma continuação. Segundo boatos, a sequência estaria confirmada e o diretor seria o mesmo. O segundo filme seria mais 'duro' e com cenas mais fortes. Só aguardando para saber se vai rolar ou não.

Mas como seria o mago nas HQs?

John Constantine fuma como uma chaminé, é introvertido, instrospecto, sem-noção, arrogante e um tanto quanto amoral sob certos aspectos (e NÃO! Ele não é depressivo! Nem mesmo quando está nas piores situações mais inimagináveis!). Também é um dos homens mais sagazes e ousados dos quadrinhos. Luta por seus amigos (do seu jeito, claro) que são cada vez mais raros, ao contrário de seus inimigos que só aumentam. Demônios, anjos, magos, bruxas, criaturas folclóricas, heróis, vilões, antigos amigos (vivos e mortos) e etc. estão na lista dos que querem seu sangue e sua alma. Cruzar o caminho de Constantine, seja como aliado ou adversário é flertar com a morte e a danação eternas.

Ainda mais interessante é o ódio do Diabo por Constantine. Os que somente viram o filme, mas não leram as HQs, apenas puderam conjecturar sobre tal 'inimizade'. Mas aqui vai o real motivo: Constantine, para salvar um amigo, enganou o tinhoso (que estava usando um corpo, ou um avatar, para andar na terra) fazendo-o beber água benta! Em seguida rasgou-lhe a cara e o corpo inteiro com uma garrafa quebrada. Além de humilhado, Lúcifer ainda perdeu o direito sobre a alma do amigo de John. Será que são motivos suficientes para deixar alguém rancoroso?

O selo Vertigo casa bem com os quadrinhos HELLBLAZER: CONSTANTINE. Não apenas pelas cenas pesadas, mas pelas histórias cheias de profundidade em amplos sentidos. Em várias delas, o leitor pode ter uma visão diferente para cada vez que a lê. Pois os poderes de John são muito sutis, porém extremamente eficazes. Ele lê mentes e usa truques de hipnose. Tem um conhecimento profundo sobre o inferno e seus mais poderosos habitantes, assim como os mais variados tipos de rituais e magias para falar com mortos, aprisionar entidades e andar por alguns níveis do inferno. Mas é seu sorriso sarcástico e seus dons de trapaceiro, unidos a uma inteligência maquiavélica (Maquiavel é moleque! Uma criança ingênua perto de John Constantine) que sempre o salvam, ou condenam, a ele e seus amigos.

Das muitas histórias (quase duzentas revistas) em que o personagem esteve envolvido, pelo menos seis devem ser postas em destaque:
HÁBITOS PERIGOSOS (inspirou partes vitais do filme)
Constantine acorda no meio da noite e vomita um pedaço de seu pulmão. Descobrindo-se morrendo de câncer, uma jornada se inicia em busca de favores e amigos para livrá-lo da morte e do inferno. Levará algum tempo para John perceber que somente sua audácia e perspicácia poderá salvá-lo de um terrível destino.

PANDEMÔNIO (Arco fechado, simples e barato) 
Dessa vez alguém foi mais esperto que Constantine! O governo americano armou uma cilada para obrigar John a ir até o Iraque para interrogar um prisioneiro que tem sido responsável por várias mortes de todos aqueles que tentaram interrogá-lo. Muito a contragosto, o mago sai em missão escoltado por uma bela agente num quartel americano que está passando por maus bocados em solo inimigo. Logo, John percebe que as coisas são bem mais complicadas do que queria. Os oficiais que acham que tem John Constantine comendo em sua mão poderão descobrir com quem estão realmente mexendo.

FILHO DO HOMEM
Constantine é visitado por Chas, amigo de longa data e motorista de plantão, numa situação bem inusitada: O taxista está sendo procurado pela polícia e pela máfia por ter sido injustamente acusado de tentar matar um influente e perigoso criminoso. Em meio a seus esforços em tentar ajudá-lo, John se vê envolvido em um problema de dimensões muito maiores, resultado de seus próprios atos no passado.
TEMPOS DIFÍCEIS
Julgado por homicídio, Constantine vai parar numa penitenciária pública, onde os detentos resolver mostrar (ou outorgar) como é o mundo ali dentro. Entre criminosos e facções inimigas, aos poucos eles percebem quem realmente é o mais perigoso do presídio.

CONGELADO
Em uma de suas viagens a pé, Constantine encontra um barzinho numa cidadezinha onde pára para tomar uma cerveja (em plena nevasca!). As coisas complicam quando um homem aparece morto e forasteiros muito estranhos chegam ao local. Uma trama de desconfianças se ergue conjecturando-se sobre se o assassino é a criatura de uma lenda local
ou um dos que estão no bar.
HIGHWATER - PECADOS DO PASSADO
Sentindo-se culpado por não ter impedido um amigo de cometer suicídio, Constantine visita a viúva do falecido para tentar ajudá-la de alguma forma. No meio disto, ele descobre a ação de neozazistas locais que podem estar indiretamente envolvidos com sua amiga. John resolve usar de seus estratagemas e truques para se livrar dos extremistas.
Qualquer um que tiver a curiosidade de ler alguma história de John Constantine, mas não quiser comprar umas centenas de revistas, pode simplesmente adquirir qualquer um desses arcos fechados acima mencionados. As histórias são fechadas, por isso não é necessário ter lido outras revistas para entender ou gostar das mesmas.

A Panini Comics vende HELLBLAZER CONSTANTINE em todo o Brasil através de seus revendedores autorizados e de sua loja on-line. Também há muitos outros sites para se adquirir as publicações da HELLBLAZER, mas cuidado! Pirataria é crime! 

A quem interessar possa, no site da Saraiva, o filme CONSTANTINE em DVD está com um preço bem razoável: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1988783/constantine-dvd4/?ID=B11137CC7DB0A0A153B1B0637&PAC_ID=33957

8 comentários :

  1. Lázaro, mais uma vez, você me faz ficar com vontade de ler alguma coisa. Parabéns!!! Beijos, Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Hellblazer e o cara!! era o único homem que eu caso rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Cara ficou interessante, não conhecia bem Constatine mais admiro o personagem pelo o que já ouvi sobre ele, agora sim me interessei em ler. Abraços JR.
    "Arcanjo Jiu Jitsu"

    ResponderExcluir
  4. Poxa, realmente Constantine é uma ótima leitura e pode ser fonte de inspiração para diversas campanhas de RPG. Eu tive muitas ideias lendo esta matéria.

    Valeu pela contribuição Lázaro!

    Hoje superamos as expectativas com mais de 120 acessos! E o dia ainda nem acabou.

    FLW!!!

    ResponderExcluir
  5. Como um bom e velho fã de Hellblazer, odiei o filme.

    Contudo, o Lázaro mandou bem no post, ficou bem organizado e escrito.

    Todavia, novamente retruco que esse filme NÃO é hellblazer. Eles deturparam completamente a história do sórdido mago inglês!

    ResponderExcluir
  6. Queiroga é o odiador de filmes oficial...

    ResponderExcluir
  7. Ailson, no dia que você parar para ler o HQ, você vai odiar também. Se já leu e mesmo assim gostou, vai se %$¨#%! HAUHAUAHUAHUA!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, eu concordo com Maah. Hellblazer não é nada fofinho quanto o filme.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...