segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rolando dados na Escola

Olhando um pouco para trás, para quando o clube começou em meados de 2004, ninguém imaginaria que poderiamos aconselhar os RPGistas que estivessem afim de levar o RPG para a Escola. Não mesmo. Demora um pouco para que se descubra, ou que se queira levar adiante - acho que a segunda alternativa é a mais correta- o potencial pedagógico do RPG. O quê? Gastar meu tempo narrando para iniciantes? Usar história do Brasil? Jogar numa escola? Essa são apenas algumas respostas que infelizmente escutamos de alguns RPGistas. Mas hoje podemos afirmar que não é bem assim.
Neste mês transformamos a nossa experiência em uma palestra a qual foi apresentada no primeiro Dia D RPG Recife que aconteceu no dia 11 e 12 na Universidade Católica de Pernambuco. O problema da escola atual e a produção cultural paralela do jovem foram alguns aspectos abordados na palestra intitulada: o RPG na escola: Malkavianos Clube de RPG uma experiência que deu certo.
Ensinar o hobby para iniciantes é muito gratificante, assim como acompanhar o crescimento das mesas de jogos na escola. Não é preciso jogar histórias pedagógicas o tempo todo, nós começamos com mesas "tradicionais de jogos nas quais usavamos históricos, enredos e diários para incentivar a leitura e a escrita. Um bom começo.
O objetivo da palestra foi incentivar os RPGistas a levarem o passatempo para as escolas, sairem das suas casas e jogarem em locais públicos.
Nós do Malkavianos acreditamos que é esse o caminho. Não sabe como começar?
Pergunte-nos como:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...