terça-feira, 8 de maio de 2012

Será que você é um NERD?


Por que ser NERD é ser Pop e ser Pop não precisa necessariamente ser clichê!

Se você gosta da maioria das coisas descritas nesta matéria, cuidado, você pode ser um deles e nem mesmo saber disso!

A banda Weezer já fazia a marcação de uma nova era com os seus acordes despretensiosos e jogados em bevelly Hills. Não eram mais os bons moços dos Muppets, queriam estar em uma cidade badalada, no topo, só relaxando, apesar de que no fundo soubessem que nunca pertenceriam àquele mundo. A alegoria serviu de prenuncio para a onda Nerd que se alastrou pelo Brasil.

E parece que o tempo em que os NERDS eram motivo de chacota na escola está realmente ficando para trás. Com o advento da era da informação, a cultura NERD ganhou espaço e respeito e está até rendendo bons lucros para quem aposta nela. Entenda como isso aconteceu e a repercussão que essa verdadeira revolta NERD causou!

Mas afinal o que é NERD?

A origem do termo gera controvérsias. Há quem diga que a palavra deriva da gíria americana “nurt”, utilizada para designar pessoas meio malucas (Malks ^^). Outros afirmam que o termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss). Ele que criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo ("Se Eu Dirigisse o Zoológico"), de 1950, no qual há um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd. Há quem diga também que a palavra vem da sigla usada termo NERD vem do inglês,, era uma sigla  que funcionários da companhia canadense de telecomunicações Northern Electric Research and Development (ou Nortel) levavam no bolso da camisa. No Brasil, o termo se popularizou com o filme a Vingança dos Nerds, de 1984, no qual um grupo de CDFs decide enfrentar os jovens mais populares da faculdade.

Ser NERD está mais próximo de um estilo de um estilo de vida do que de um estilo de moda. Aquela pessoa especializada em um assunto que pesquisa profundamente sobre ele pode ser considerada um NERD, como os aficionados por seriados, filmes, livros e etc.

A grande polêmica gerada pela popularização da cultura NERD reside no fato de que muitos aproveitam que o tema está em alta para pagar de “cool”, ficar na moda. Usam xadrez, bolsas de lado, óculos de descanso e perambulam por todo lado com livros que nunca leram.

Por outro lado, símbolos que poderiam ser considerados coisas de NERD estão se popularizando, fazendo com que alguns aficionados deixem de curtir só por conta da popularização. Será que a contra cultura acaba quando ela se torna popular? Dá para ser NERD e Pop ao mesmo tempo? O NERD de hoje é o cara rico de amanhã? Talvez a resposta para essas perguntas seja... 42?



NERDS, GEEKS e simpatizantes


Com o passar do tempo, outros termos foram surgindo para designar este grupo de pessoas. Hoje, me atrevo a dizer que os NERDS fazem parte de uma contracultura que está começando a ser popularizada e explorada comercialmente. A MTV com MariMoon e PC Siqueira, a ascensão dos Vlogs, a popularização de Star Wars, Senhor dos Aneis e agora a febre Vingadores geraram todo um mercado em volta da cultura Nerd.

Caminhando de mãos dados com esse quadro estão os Geeks. Classe que se define como amante da tecnologia e se vende como antenada e social. Geeks são Nerds HyTech sem cabelos ensebados, definindo toscamente.

A moda geek se popularizou no Brasil. Aqui em Pernambuco é fácil encontrar garotas com cortes de cabelo modernos, sempre com os seus I-Phones à tira colo. Twitteiros e Facebuqueiros existem aos montes por aqui, mas como em toda cultura que se populariza, alguns entram nessa onda só para aparecer, não por que curtem de verdade. Os que queriam ser diferentes se tornam iguais. E entãoi já viu né... Quem quer ser igual ao outro?

Garotas NERDS

Já diziam os Seminovos: “O NERD de hoje é o cara rico de amanhã, garota escolha já o seu NERD”. Parece que elas entenderam o recado. Não é difícil encontrar estampados nas camisetas das garotinhas mensagens de amor aos nerds. Elas foram à caça! São as “PiriNerds” como bem definiu uma garota no facebook.

Entretanto, existe um movimento digno de nota e respeito. Com o advento desta cultura, muitas garotas que curtiam  vídeo game, quadrinhos e Star Wars puderam se revelar para o mundo sem maiores preconceitos. A coisa agora é pop afinal!

No ar desde 2009, o blog criado pela publicitária Carolina Türck tem levado nerdices com um toque feminino para leitores de todo o Brasil. A moda NERD também ganhou mais algumas adeptas. Unhas, cabelos, maquiagem, acessórios. Hoje é possível montar um estilo personalizado e próprio utilizando produtos e dica que podem ser encontrados na internet.
A imagem da menina feia do curso de engenharia caiu por terra!

Dia da Toalha, escolha já a sua!



Como a maioria já deve saber, no Omake deste ano foi divulgado a união dos grupos que promovem a Cultura Pop aqui em Pernambuco, o Malkavianos Clube de RPG não poderia ficar de fora e embarcou nessa aventura. A Aliança de Cultura Pop, como foi chamada essa união, representa o futuro e almeja deixar um legado para as próximas gerações. O primeiro Evento promovido pela Aliança será o Dia da Toalha – ou Dia do Orgulho Nerd. Muitas novidades ainda virão. Logo divulgaremos mais informações sobre este evento que promete movimentar a cidade do Recife!


4 comentários :

  1. Antigamente ser nerd era sinônimo de algum poder cognitivo e de uma mínima bagagem cultural.
    Hoje em dia qualquer vlogueiro imbecil ou pirigueti popular no twitter já se autoproclama nerd.
    Tá na moda ser nerd,
    tá na moda ser geek,
    tá na moda ser rpgista oldschool,
    tá na moda ser hipster,
    tá na moda ser TrueMetal,
    tá na moda ser Anonymous,
    tá na moda ser ateu,
    tá na moda ser vegetariano,
    tá na moda ser ecochato.
    tá na moda ser defensor das minorias.
    Enfim, tá na moda "posar" e se autoproclamar de qualquer coisa que lhe conceda uma "Estatura Moral" ou status de superioridade que lhe distinga do resto do povão.
    É aquela mentalidade do sujeito que sempre postou no instagram pelo iPhone e agora está bravinho porque o povão também vai poder postar pelo seu celular xing ling de camelô com sistema android.
    É aquele filho de desembargador que ganha R$ 10.000 de mesada do papai mas vive com camiseta do Che e quer dar uma de comunista na facul.

    O mundo tá cada vez mais idiota.

    ResponderExcluir
  2. Acho que depende muito da pessoa a qual tratamos como NERD. Creio que isso já está se tornando um rótulo e como todo rótulo, enjoativo. Não que as coisas que a gente gosta estejam se tornando enjoativas, porque nerd sempre gostou, gosta e sempre vai gostar basicamente das mesmas coisas, mas por causa da excessiva mídia focando essas pessoas, imprimindo seu estilo em todos os lugares e tornando toda nossa cultura em uma coisa que ela nunca foi, Fútil e Vendável. O fato é que nós gostamos praticamente das mesmas coisas que gostávamos quando criança, adolescente e agora adulto ainda permanecendo agregando mais e mais valores e conhecimentos, e isso, creio eu, seja uma característica marcante dessas pessoas. Sendo assim, não estando sujeitas as vicissitudes da MODA, e moda como todos sabem esfria, morga, passa, entra em desuso, então os nerds voltarão a ser os mesmos excluídos sociais de sempre (exagerando um pouco). Essa moda vai passar sem sombra de dúvidas, mas acredito que a moda não é tão má olhando do nosso ponto de vista, pois realmente pode fazer com que algumas pessoas conheçam e gostem do nosso mundo.
    Então que elas escolham, pois quando o período de paz terminar eles vão ter que escolher se querem permanecer aqui e construir sua nave espacial ou se querem voltar para o lado negro da mesma forma como vieram, DE CARONA!
    kkkkkkk ;D

    ResponderExcluir
  3. Caramba sou nerd desde criança comecei sendo a cdf do colégio a primeira a pular de série.Depois veio minha paixão por Harry Potter e seriados e alguns animes. Enfim fui Geek a vida toda e vem idiotas querendo ser nerd/geek porque é modinha.

    Vão tudo para um mundo paralelo ao meu! (para eu não mandar ir para outro lugar)

    ResponderExcluir
  4. A procura por identidades sempre foi e sempre será uma busca constante, mas atualmente as coisas andam muito fluídas, sinceramente é difícil conviver com "posers", mas temos que dar o braço a torcer quando olhamos o que a influência da mídia tem trazido de vantagens nesse processo de pasteurização de nossa cultura. O pop e a indústria cultural sempre estarão em busca de novos modelos para resignificar e adequar ao seu discurso, mas como se falou isto passa.

    A grande questão é estamos dispostos a conviver com este período de modismo? Vamos aproveitá-lo da maneira certa? E quando isto passar n´s teremos construído uma cena mais forte para se manter autônoma, ou nos relaxaremos e quando o apoio do modismo passar nos perderemos no vácuo espacial?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...