quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Feliz dia das Crianças


Para todos vocês que , assim como eu, viveram os anos 90...

Nós escrevemos, criamos mundos fantásticos, nos divertimos contando histórias com os nossos amigos. Isso quando temos tempo, quando o mundo lá fora nos dá uma folga para vivermos o tão necessário momento trivial. É turma, quando fazemos isso estamos nos conectando novamente com um mundo que não veremos novamente.

E que foi ser criança nos anos 90? Uma resposta difícil de se responder. Mas vou tentar usar essas linhas para fazer vocês lembrarem de algumas coisas.


Se você já colecionou tazos, figuras do confeito buzzy, deixava a sua mãe maluca com o barulho do tic-tac/teco/teco/bate-bate, já brincou de pega-peixe, acordava com os bananas de pijamas, já tentou fazer alguma receita do X-Tudo, fingiu que jogava video game vendo o Hugo, cuidou de um tamagouchi, colecionou gelos cósmicos, brincou com o skate de dedo, mascou bolin fruit, tinha aquelas cartas do Pokemon, e aquelas do yugi yoh então? Eu mesmo passava muitas tardes jogando e ouvindo a velha rádio cidade. Pois é, se você já fez uma dessas coisas, parabéns, você foi jovem nos anos 90 e viveu plenamente aquela época.

Creio que naqueles tempos as coisas eram diferentes. Devido ao acesso restrito de informação (não tinha internet) o valor dado a certas coisas era muito maior do que hoje. 2011, com o avanço da internet podemos ver o que quisermos na hora que bem entendermos. 1998 tínhamos que esperar no sofá pela hora do nosso desenho preferido na televisão, isso se ele não passasse na hora da novela...

Neste sentido havia três programas voltados ao público jovem que merecem ser mencionados, a TV Globinho, que era um programa fictício da série Bambuluá, protagonizada pela loira Angélica que já tinha nos oferecido a série Caça Talentos com a Fada Bela e Cia. O Band Kids, com a Kira e o grande olho e o saudoso Comitê Revolucionário Ultra Jovem TV CRUJ que contava com o Caju/Juca como apresentador junto com o Guelé/Chiclé, a Malu/Maluca, Ana Paula/Pipoca e o Maca/Macarrão. Creio que esses programas brindaram a juventude da época e foram de suma importância para a nossa formação.

Olhando um pouco para trás, acredito que toda a programação da TV Cultura deve ter feito parte da vida de muitos de vocês também: O pequeno urso, Rupert, Cocoricó, Big-Bag (Lembram-se da sacola e da gata chamada encrenca??), A máquina Beta, Pingu, Coki (as galinhas de massa que se comunicavam assim: koki kokoko kokokuko rsrs), Glub Glub, Ratimbum e encabeçando essa vasta lista, Castelo Ra-tim-bum.

Conhecemos o poder que a televisão tem de educar, e nisso a Tv cultura era (e ainda é) mestre. Crescemos e aprendemos muito com todas essas séries. Hoje devemos uma parcela do que somos à elas.

Em um tempo em que empinar pipa perdeu lugar para a faca de dois gumes chamada de tecnologia é bom manter a memória no lugar. Depois de um tempo muitas coisas são esquecidas e como relembrar é viver, preparei uma lista com os 10 desenhos mais influentes para a nossa geração. Preparados?






1 Cavaleiros do Zodíaco
Esse tinha que ficar no topo da lista. Lembro do tempo em que ficava contando as horas pra o desenho começar na saudosa rede manchete.



2 Dragon Ball Z
Por pouco não coloco este em primeiro. Dragon Ball, desde a sua primeira temporada, arrastou uma horda de fãs que não perdiam um episódio. Eu era um deles. Quantas vezes deixei de ir pra escola só pra assistir...


3 Pokemon
Febre mundial e aqui no Brasil não foi diferente. Transmitido pelo também saudoso Programa da Eliana na Rede Record o anime era assistido por 10 em cada 10 crianças!



4 Caverna do Dragão
Muito reprisado e mesmo assim agradando muita gente. Quem não gosta de Caverna do Dragão pode deixar de ler esta matéria por aqui...




5 Power Rangers
Alameda dos Anjos, Rita Repulsa, Bonecos de massa, Zordon, Alfa... Precisa falar mais?


6 Digimon
Foi um desenho muito esperado se bem me lembro! Pegando carona na Pokemania, Digimon conseguiu ter uma identidade própria caindo no gosto de muita gente.



7 Carmen Sandiego
Esperava pelo dia que iriam encontrar essa mulher! Gostava do live Action que passava no começo do desenho.



8 Ursinhos Carinhosos
Valente, Pé de Vento, Laurinha e um mundo inesquecível... “Quem é que surge de algum lugar lá no céu, se movimentando rapidinho como um vaga-lume...”





9 Capitão Planeta
Vai Planeta! Alguém lembra? Bem, eu só sei que não perdia um episódio, mas a minha memória falha me fez esquecer de todos eles...


10 Cavalo de Fogo
Depois que a garota Sara conhece o seu passado e o Cavalo de Fogo, tudo muda na vida dela e um universo fantástico nos é apresentado! Não lembro de muita coisa, só sei que assistia muito!


Como não daria para resumir tudo em palavras, deixo aqui um vídeo para completar tudo o que eu tentei falar. Espero que gostem:





CRUJ CRUJ CRUJ THAL!



Em que lugar do blog está Carmen Sandiego?

Quer ganhar um ingresso para o festival Kanzen? Basta procurar a Carmen Sandiego no nosso blog! Dicas serão postadas no facebook, é só encontrar a palavra que esconde o link da foto da criminosa amarrada...
O primeiro a publicar na nossa página no Facebook leva o ingresso para curtir na faixa o Kanzen!

3 comentários :

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...