quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Terror dos anos 80 na sua sessão de RPG

Anos 80, o terror trash estava em alta.


“Está perto da meia noite e algo terrível espreita atrás da porta...”

Narrar um RPG de horror sempre foi um desafio para mim, não por não ter idéias para os jogos, mas pela dificuldade de fazer uma ambientação adequada para um RPG do gênero. Depois de algumas experiências percebi como coisas sutis fazem a diferença e gostaria de compartilhar isso com vocês.

Primeiramente, vamos falar dos personagens dos jogadores. Convenhamos, os RPGistas conhecem muitas coisas e tem a mania de conceituar todos os monstros que aparecem na aventura “Hã, isso é um Górgona, dá pra  a gente enfrentar, ele vai deitar rapidinho!”. Esqueça personagens com super poderes ou magia, as aventuras inspiradas por este post beberão muito da fonte de filmes como Os garotos Perdidos, a Hora do pesadelo e A noite dos mortos vivos. Esses filmes têm em comum protagonistas mundanos que enfrentam o desconhecido, muitas vezes sem saber como. Note também que uma ação exagerada pode estragar o seu jogo de terror, por isso tente ser o mais sutil possível e prefira personagens mais ordinários.

Prefira personagens mundanos e sem poderes

Antes de começar a sessão é interessante colocar umas músicas, isso vai ajudar os jogadores a entrarem no clima do jogo. Vai aontecer aos poucos e com um pouco de trabalho. Conversem sobre os últimos acontecimentos da sessão e vá entrando devagar no mundo do jogo. Quando não houver mais distrações, comece a partida com uma boa narrativa.

Escolhido os personagens e fazendo uma leve ambientação, passamos para o próximo passo. A narrativa. “Blz, então vocês estão numa montanha e um dragão aparece, vai joga aí a iniciativa...” Imagina você sair do trabalho e pegar um ônibus para chegar na sessão, sentar na cadeira ainda preocupado com as broncas de casa e o narrador fala isso. Nesta hora você estará em qualquer lugar menos naquele mundo.Uma aventura de terror pede uma narrativa a altura. Caprichada., com exploração do ambiente e do clima : Batiam 12 horas os sinos na capela , as ruas estavam desertas nenhuma alma viva se fazia enxergar. Você caminhava sozinho pelas névoas da noite... É bem melhor do que “ Você tá andando, é noite e tem névoa na rua”. Noite, névoa, morcegos, corujas, cripta, escuro, lua cheia, teias de aranha, empoeirada, cemitério, árvores mortas... São algumas palavras que trazem o clima de terror para o seu RPG.

 Freddy ainda assombra os pesadelos de muita gente
Agora passamos aos inimigos. Vampiros? Lobisomens? Zumbis? Monstros Cthulhianos? Seja o que for, procure mantê-los numa espécie de pedestal, longe da compreensão dos jogadores. Em jogos deste gênero, geralmente os personagens têm um primeiro encontro com o monstro, que quase sempre acaba tragicamente, e depois devem procurar uma forma de detê-lo. Brinque um pouco com o conhecimento dos jogadores e crie novas formas de aplacar os monstros utilizados, eles merecem dramaticidade e uma boa interpretação. Faça isso. Para comparar, prefira o Freddy kruegger clássico e misterioso dos anos 80 a sua nova versão no novo Mortal Kombat.Não queremos um "Van Hellsing" e sim um "A colheita maldita".





Horror psicológico

Use clichês, mas não seja obvio
Se conhece os jogadores e os seus medos. Use isso sabiamente. Tenho uma jogadora que morre de medo de minotauros. Sempre que os coloco na aventura tenho cenas memoráveis e dramáticas. Uma aventura de terror não é só “uma caça ao monstro desconhecido” geralmente os personagens que devem ser caçados. Use paranóias,suspense, deixe os jogadores acharem que sabem das coisas só para depois descobrirem o contrário. Brinque com a sua mente e percepção. Fazendo isso, você terá explorado um pouco mais deste gênero tão divertido e que ainda mete medo em muita gente...



Músicas para inspirar a aventura:
Evanescence: James, o nosso convidado vai ficar para o jantar!

Toda a trilha dos "Garotos Perdidos" (não há nada melhor para um jogo sobre vampiros e personagens estranhos. Destaque para "Cry little sister" e o cover do The Doors feito pelo Echo and the Bunnyman, "People are strange")
Michael Jackson, Thriller (sem comentários, a letra desta música é inspiradora)
Sillent Hill Soundtrack (barulhos estranhos, vozes ao longe... Usei na minha sessão de Resident Evil e deu  muito certo).
Evanescence (“Haunted”, “Even in death” e “I must be dreaming” exploram temas clássicos do terror)
Tânia Cristal, o Homem Lobisomem (Mesmo se não usar na aventura, vale a pena escutar esta música, desconhecida para muita gente. Tânia é do Recife!)

"Um homem de passos largos me segue em noites de lua cheia, esta lua poderosa escancara a minha porta me arranca e me joga nas ruas ..."








5 comentários :

  1. Baita post!
    O suplemento de caçadores caçados para o Antigo mundo das trevas, somente na parte que trata de humanos normais, esuqeça Numina e as outras viagens, encaixa mto bem pra esse tipo de aventura.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Trevas. Esse é o RPG!

    ResponderExcluir
  3. Curto os dois sistemas, creio que as dicas desta matéria podem sem aplicados a ambos. TREVAS nos permite utilizar várias opções de inimigos e pode dar ótimas histórias de terror "trash" se assim desejarmos!

    Caçadores Caçados foca nos Vampiros, ótimas histórias no estilo de "Os garotos Perdidos" e a "Hora do Espanto"!

    ResponderExcluir
  4. hehe, como eu costumo jogar RPG de Fantasia Medieval. Utilizo muitas bandas consagradas lá pelas gringas!!! Na maioria das vezes metal com um misto de música classica, um estilo não muito difundido aqui no Brasil, oq ue é uma pena...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do tópico, pra falar a verdadesempre pensei em sessões de horror assim, tentei imaginar isso narrando idade das trevas, mas não consigo mestrar!!!!! não que falte criatividade mas, eu não sei...travo....não consigo tirar as idéias do papel :(

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...