segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conversa de narrador


Inaugurando a nossa sessão de dicas para o seu RPG, oferecemos para vocês regras alternativas para o uso de magias de alto nível. Divirtam-se e bom jogo.

SISTEMA DE MAGIA PARA TERRA MÉDIA D20:
Durante todo este tempo que venho jogando RPG,sempre achei as regras para usar magias acima de seu nível muito pouco interpretativas. O roleplay, a representação dos personagens em si, acabava sendo esquecido. A maior parte das mesas que tive a honra de jogar era recheada de jogadores do tipo PMD ou Overpowers.Acredito que os personagens de um jogo são heróis que se destacam dos outros, ou ao menos tm potencial para destacar-se.
Se a interpretação fosse recompensada com efeitos poderosos, isso poderia incentivar o Rolle Play Game em si. Suponhamos que os personagens estejam presos num deslizamento de uma caverna. Uma magia de teleporte poderia tirá-los dali. Mas o mago não tem níveis o suficiente para tanto. Se ele puder realizar um procedimento que o permita usara magia, com algum custo, seria interessante para todos. Abordo nessas regras alternativas justamente isso.
Dessa forma, os personagens podem usar magias poderosas com algum custo. Isso explicaria por que alguns vilões de nível baixo conseguem fazer determinados procedimentos que acabam por desencadear consequências desastrosas. Façam o teste nas suas mesas de jogos e depois relatem as suas experiências aqui.

Para todos os efeitos de regras, considere as magias como descritos nos livros básicos de D&D 3,5 (exceto no que se refere a utilização de Pontos de Mana, ou Fogo Secreto, como é assim chamado nesse material). Os dados relacionados nesse capítulo são apenas interpretativos, para que os conjuradores entendam a fonte de suas magias.
A Quantidade de magias memorizadas por nível continua a mesma. Mas quantas vezes estas serão lançadas por dia dependerá de quantidade de Pontos de Fogo Secreto (respectivo a mana).
Os pontos de Fogo Secreto são determinados por: valor do modificador da habilidade de classe de conjurador (sabedoria ou inteligência) x (Nível atual de conjurador + 1). Ex: Um personagem de 5º nível de conjurador com Inteligência 18 teria 24 pontos de Fogo Secreto, ou seja, 4 x (5 + 1) = 24.
As magias, ou “palavras de poder”, irão variar de acordo com a origem da magia (arcana ou divina) e a classe do conjurador.
NATUREZA DA MAGIA
A forma como a magia é conjurada muda de acordo com seus conjuradores. Cada conjurador produz o efeito mágico desejado de acordo com a Natureza da Magia. Segue abaixo as diferentes formas de conjuração.
δ) Magia Divina
A magia divina tem seus efeitos gerados de duas maneiras:
Preces – A oração é carregada pelos ventos de Manwë até os ouvidos do vala a qual a Prece é direcionada (toda Prece tem uma rápida reverência a Manwë). O vala confere o dom solicitado conforme a magia conjurada. Clérigos e paladinos conjuram suas magias dessa forma.
Dons – Esse efeito mágico consiste na canalização dos poderes usados pelos valar na criação do mundo que permeiam a natureza. O conjurador fala com a natureza, nomeando-a por Varda, através do sol, das estrelas ou dos elementos. Druidas e rangers canalizam suas magias dessa maneira.
+) Magia Arcana
A magia arcana acontece da manipulação dos poderes residuais dos valar presentes nos quatro elementos básicos, unindo a ciência com a magia. Os magos, feiticeiros e os sábios se utilizam desta fonte de poder com algumas diferenças entre si no que se refere à conjuração.
Nem todos são capazes de conjurar magias arcanas. Por isso há varias formas de conseguir produzir seus efeitos.
Metaconjuração – Consiste na manipulação de ingredientes com palavras místicas e gestos arcanos que simbolizam os quatro elementos. O idioma básico para os componentes verbais é o quênia (linguagem dos altos elfos de Valinor), que é usado para efeitos mágicos de criação e conjuração. O orcrist (idioma negro de mordor) é usado para destruição e efeitos nocivos. O kusdhul (o idioma secreto dos anões) é usado para encantamentos de objetos e armas. É necessário muito estudo acadêmico e dedicação para invocar efeitos mágicos dessa forma.
Magos são especialistas em metaconjuração. Sábios também são capazes de aprender, mas não tão bem quanto os magos.
Conclamação – É a ação mágica que se consegue ao convocar seu efeito. A conjuração é feita em westron e seu efeito é o de uma magia arcana.
Os feiticeiros, curiosamente, são capazes de usar a metaconjuração através de Dons (exatamente como se fosse magia divina), mas sem precisar estudar ou pesquisar. Eles apenas sentem que podem fazer. Mas pagam o preço em dobro em pontos de Fogo Secreto para produzir seus efeitos mágicos, por não saber extrair poder de componentes físicos.
RITUAIS
Um Ritual é um procedimento mágico longo e extenuante para se conseguir efeitos mágicos fora das capacidades atuais de um conjurador. Consiste em seguir procedimentos específicos que variam desde desenhar sobre uma superfície um determinado símbolo mágico a cantar ou fazer gestos repetitivos seguindo um padrão. Tudo isso seguindo orientações específicas para cada tipo de Ritual de acordo com seus efeitos desejados. Também variará com a Natureza das Magias, conforme a tabela de Rituais.
É necessária uma ação de rodada completa para preparar o Ritual. Subseqüentemente, o mesmo dura uma hora por cada nível que a magia tem a mais que o nível de conjurador do personagem. Ex: Um grupo de aventureiros precisa atravessar um rio e surpreender um bando inimigo que descansa na margem oposta. O clérigo (1º nível) do grupo resolve ocultar-se e lançar em seus aliados a magia respirar na água através de um Ritual de Conclamação. Após duas horas ele obtém sucesso, mas esgotou suas energias precisando descansar. O efeito mágico terá duração como se ele fosse um clérigo de nível mínimo para a magia funcionar.
Para o sucesso de um Ritual, o conjurador precisa:
1) Estar com seus pontos de Fogo Secreto totalmente recarregados (que serão totalmente utilizados no Ritual); 2) A quantidade de pontos de Fogo Secreto do conjurador precisa ser igual ou maior ao que a magia exigiria se o mesmo tivesse níveis para conjura-la; 3) Seguir as exigências do Ritual de acordo com a natureza do efeito mágico rigorosamente; 4) O Ritual não pode ser interrompido (seja por profanação do símbolo e/ou ingredientes usados, assim como desconcentração do conjurador), ou todo o material se perderá assim como os pontos de Fogo Secreto.
Os efeitos mágicos a serem alcançados pelos Rituais são os mesmos que o conjurador seria capaz de produzir se tivesse níveis para isso. Ou seja, apenas magias de acordo com a sua classe.
Segue abaixo uma descrição dos Rituais de acordo com a Natureza da Magia.
Metaconjuração
Desenha-se uma estrela de quatro pontas com um representante de cada elemento básico de acordo com a seguinte ordem, da direita para a esquerda: Terra (ponta voltada para o Norte), Fogo (ponta voltada para o Leste), Ar (ponta voltada para o Sul) e Água (ponta voltada para o Oeste). O conjurador deve ficar sentado de pernas cruzadas no centro da estrela em total concentração, como se reunindo poder para executar a magia. Ao final do Ritual, ele conjura em alto e bom tom (componente verbal obrigatório).
Conclamação
Desenha-se um círculo de duas linhas com o conjurador deitado ao centro, como se estivesse dormindo. A conjuração da magia é repetida incessantemente em sua mente até a execução da mesma.
Dons
Prepara-se uma pequena fogueira cercada por pedras, sendo alimentada com gravetos a cada hora. O conjurador permanece sentado em frente ao fogo falando baixo com o vento, estrelas e o sol (mesmo se não puder vê-los).
Preces
O conjurador estende um pequeno tapete feito por ele mesmo enquanto ora. Em seguida, ajoelha-se voltado para o oeste enquanto segura seu símbolo de Fé e faz preces silenciosas por todo o Ritual.
Tabela de conjuração de magias de acordo com as classes
- Sábios (Dons e Metaconjuração)
- Magos (Metaconjuração)
- Feiticeiros (Conclamação)
- Clérigos (Preces)
- Druidas (Dons)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...