quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Era uma vez um Hobbit





"Cinco pés de altura tem a porta, e três podem passar lado a lado[...] Fique ao lado da pedra cinzenta quando o tordo bater e o sol poente com a última luz do dia de durin brilhará sobre a fechadura"

Tradução de runas inscritas no mapa de Thorin, dado por Gandalf

 Por Lázaro "Arauto" Júnior

Todo o mundo já ouviu falar da mais famosa obra de John Ronald Ruel Tolkien: THE LORD OF THE RINGS (O SENHOR DOS ANÉIS, inicialmente publicada entre 1954 e 1955). No Brasil, a obra foi popularizada graças ao impressionante trabalho de adaptação cinematográfica do diretor Peter Jackson e sua equipe escolhida a dedo. Porém, esta não é a única obra de Tolkien ou tampouco a mais famosa.

Em 1937, o escritor escreveu um livro baseado numa história infantil que criara e sempre contava para seus filhos. O livro vendeu milhões de cópias em todo do mundo, chegando a ser apontado como o mais vendido do século 20. Chama-se THE HOBBIT e os "fatos" narrados em sua história remetem 60 anos antes dos acontecimentos descritos em O SENHOR DOS ANÉIS.



"Em uma toca no solo, vivia um hobbit"

O HOBBIT (não há tradução exata. No original, são chamados por outros povos como hallfings, ou "pequenos", mas de certa forma isso não é apreciado pelos hobbits), é originalmente uma história para crianças. Por isso sua narrativa é bem mais simples e dinâmica que outras obras relacionadas ao universo criado por Tolkien. Os "hobbits" são menores que humanos ou anões. Gostam de uma vida confortável e uma barriga prazerosamente bem cheia de boa comida. Por isso, fazem cerca de seis refeições por dia. São muito trabalhadores, mas sabem desfrutar como ninguém de pequenos e grandes prazeres, o que os torna completamente desinclinados a sair de seu cotidiano. Aventurar-se por outras terras nem pensar! Até contos e histórias de aventureiros lhes tiram o sossego.

É apresentado ao leitor um pequeno e respeitoso hobbit, o senhor Bilbo Bolseiro. Como nunca fez nada de "inesperado", de acordo com o cotidiano dos hobbits, e tem uma bonita e luxuosa toca, ele é muito respeitado em todo o Condado. Eis que num belo dia em que o sr. Bolseiro estava fumando confortavelmente seu cachimbo à porta de sua Toca, se apresenta um velho senhor humano de barba branca e manto cinzento. Ele se chama Gandalf. E propõe a Bilbo levá-lo numa empreitada que poderá ser muito "divertida e lucrativa". Bilbo gentilmente declina, como esperado de um hobbit, mas convida o velho senhor para um chá no dia seguinte. Eis que no dia posterior, Gandalf aparece com nada menos que treze anões para juntos acertarem os detalhes da viagem e as funções de Bilbo nesta aventura, onde ele exercerá o ofício de Ladrão (ou Caçador de Tesouros, se preferir). Ele deverá ajudá-los a entrar em uma antiga fortaleza e recuperar um imenso tesouro que lhes foi tirado pelo vilão Smaug, um imenso dragão vermelho que repousa profundamente sobre as quase infindáveis riquezas dos anões.

Durante esta jornada, Bilbo e os companheiros passam por muitas coisas juntos. Se a própria viagem já não fosse extremamente longa e cansativa, eles ainda têm de enfrentar os perigos que se apresentam durante o percurso, pois o mesmo não é feito há muitos anos, o que dificulta bastante o uso de mapas. Inimigos perigosos e inusitados, aliados ocasionais, novas amizades e relíquias encontradas mudarão para sempre a vida de não apenas todos na empreitada, mas as de todos os povos.


O que se pode esperar do livro?

O HOBBIT é um livro de fácil leitura, simples e corrido. É  dotado de momentos impressionantes e bem contados. A linearidade da história não desaponta e chega a surpreender em toda a obra. Cada personagem é marcante e tem muito potencial, embora nem todos sejam muito explorados na história. Quanto aos anões, por se tratar originalmente de uma história infantil, eles são quase como um alívio cômico. Se metem em muitas confusões ao longo da jornada. Porém, são ferozes quando as coisas apertam e os músculos se fazem necessários.

São os anões os contratantes de Bilbo Bolseiro. São eles que precisam dos serviços de um profissional furtivo, um Ladrão. Logo no início da história eles deixam uma carta com Bilbo representando um contrato, onde eles se prontificam em arcar com todas as despesas da viagem (incluindo as funerárias, caso seja necessário) e oferecer condições para a execução do serviço. São eles, por grau de parentesco:

Balin -  irmão mais velho de Dwalin, ele é o que passa a gostar mais de Bilbo. Anos depois dos fatos ocorridos no livro O HOBBIT, Balin reúne um pequeno exército para retomar Moria, que estava dominada por Orcs. Em O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANÉL, os protagonistas encontram a tumba de Balin;
Dwalin - irmão mais novo de Balin, ele é o primeiro a bater à porta de Bilbo;
Oin - irmão de Glóin, sendo assim tio paterno de Gimli. É dito que ninguém faz fogo melhor que ele;
Glóin - pai de Gimli e irmão de Oin. Glóin é descendente direto de um famoso rei anão;
Kili - irmão de Fili. Ambos os irmãos são os mais jovens do grupo;
Fili - irmão de Kili. Ambos os irmãos são os mais jovens do grupo
Bofur - primo de Bofur e irmão de Bombur;
Bombur - irmão de Bofur e primo de Bifur. É o mais gordo do grupo. Volta e meia dá bastante trabalho;
Bifur - primo de Bofur e Bombur;
Dori - irmão de Nori e Ori, Dori é dito como o mais forte anão do grupo. Ajuda Bilbo em momentos de extrema tensão;
Nori - irmão de Dori e Ori
Ori - irmão de Dori e Nori
Thorin "Escudo-de-Carvalho" - Thorin é neto de Thror, antigo "Rei sob a Montanha". Também é o líder do grupo na retomada de seu reino e seu tesouro. Muito corajoso sua liderança e teimosia se fazem valer por toda a aventura.



Lá e de volta outra vez

No fim é de uma coisa simples que trata o livro: às vezes somos obrigados a sair das situações confortáveis as quais estamos habituados para nos aventurar em algo que nem sempre é o que querermos ou imaginamos. E muitas vezes sequer fazemos idéia se teremos êxito ou não. Assim como o preço cobrado durante todo o processo. E como em qualquer aventura, tudo que queremos é voltar para casa em segurança. Mas uma coisa é certa: independente de como termine, nunca mais seremos os mesmos de quando estávamos à soleira de nossas portas com a estrada à nossa frente e uma grande saudade às nossas costas.

Como diria Bilbo Bolseiro, "É um negócio perigoso, sair de sua porta. Você pisa na estrada e se não controlar os seus pés nunca se sabe para onde será levado". O mesmo pode ser dito da experiência de ler este fascinante livro.



Onde adquirir?

O livro O HOBBIT, assim como sua quadrinização em 'graphic novel', podem ser adquiridos sem maiores problemas nos links da SaraivaSubmarino e da Cultura . Para os que residem em Recife-PE, é possível encontrá-los também nas lojas da FÊNIX e CAVERNA DO DRAGÃO.

Um comentário :

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...