sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Deu branco! Narrando em dias sem inspiração...


Sabe aqueles dias de crise criativa que simplesmente não sai nada? Você não consegue colocar nada no papel e o pior, é dia de sessão de jogo e você não preparou nada ainda? Pois é, isso já aconteceu muito enquanto eu narrava e como não podia deixar o grupo na mão recorria a alguns truques que gostaria de compartilhar com vocês.

A não ser que seja a primeira sessão de jogo você já deve ter alguma coisa pronta, ou pelo menos deve ter pensado em alguma coisa. Trabalhe com isso. A sessão vai acontecer longe da sua casa? Melhor ainda, saia com um bloco de anotações e vamos lá. A melhor maneira de escrever algo sob pressão, no improviso é utilizando tópicos. O que você acha interessante acontecer hoje na sessão?




Vai encarar?
Pense de acordo com os acontecimentos anteriores e em seguida crie um acontecimento simples. Vamos trabalhar com um exemplo que utilizei em uma das minhas sessões de D&D: o grupo é abordado por um bando de amazonas feministas. Vamos partir deste ponto. Se prestar bem atenção, esse é um encontro que pode ser adicionado a (quase) qualquer história em andamento sem que haja um desvio da trama principal. 

Digamos que o grupo precise de uma espada que pertence a rainha das amazonas. É claro que ela não daria de bom grado. Só há homens no grupo? Melhor ainda, deixe que os jogadores pensem numa forma de adentrar no covil do inimigo. O meu grupo foi fantasiado de mulher, todos inclusive o bárbaro que usou um nome bem adequado...

Até agora você só teve que pensar em um acontecimento, nada de mapas, monstros, nada. Só no acontecimento. Lembra-se dos tópicos? Aproveite para usar um agora. No decorrer da sessão os próprios jogadores darão ideias muito boas para o desenrolar da trama. " Eu acho que a Moriah está sendo dominada pela feiticeira da tribo que quer tomar o poder...", você pode utilizar isso e ainda ver a cara de satisfação do jogador ao saber que a ideia dele estava certa. (Tá certo, pode dificultar as coisas um pouco se quiser).

Capa do cd do Rhapsody, quem algo mais RPGistico do que isso?
Tópicos, eventos, ideias dos jogadores, anotou tudo? Pronto, para finalizar, uma ótima fonte de inspiração de última hora são as letras de música. Se a letra não ajudar, a melodia vai te fazer imaginar uma cena épica que você já deve ter visto em algum filme. Rhapsody of Fire, Enya, Nightwish, Blackmore Night, Within temptation podem servir como fontes de inspiração no que se refere as letras. Perdi as contas de quantas vezes uma frase cantada por uma dessas bandas me deu uma ideia para uma campanha inteira.

No fim, lembre-se de acabar com um final dramático, tipo fim de novela sabe? Deixe algum mistério no ar, para antes de uma cena importante e não leve os jogadores para caminhos ainda não desenhados por você, não vá se perder e se complicar com a sua própria trama. Pensem numa aventura de RPG como um filme e tente passar isso para os jogadores. Dê para eles uma ideia simples e desenvolvam ela juntos. Assim é o RPG.

6 comentários :

  1. muito legal o post meus parabéns as ideias foram propostas de uma maneira bem didática e vocês são de Recife é?

    obs: Se pude passem lá no Falando de RPG

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Álvaro, somos de Recife sim e você? Visitaremos o Falando de RPG e deixaremos o nosso comentário por lá!

    ResponderExcluir
  3. Putz isso se torna pior que muitos jogadores barulhentos que caem em armadilhas de nt 1 por que não ouviram o mestre falar que tinha um buraco logo à frente...Hehehe,ótima postagem!

    ResponderExcluir
  4. Hum...bacana a idéia das amazonas...eu colocaria uma torta, tipo aquela aventura dificílima da DB: o "Orc e a torta" uhasahsuahs

    ResponderExcluir
  5. Olá galera malkaviana! sou de recife também que tal uma torca de banner entre conterrâneos??

    ResponderExcluir
  6. Claro! basta enviar o teu banner por email: malkavianosrpg@hotmail.com

    Estamos no aguardo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...