sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Violentina, RPG a lá Tarantino e sem mestre!

Lembra Sin City não?

Parece que o cenário brasileiro de RPG está bem quente. Tormenta vai muito bem obrigado, com suplementos, literaturas e HQS, o lançamento do RPG Old Dragon também é um fato notável e este  que vou apresentar pra vocês não fica atrás.

Imagine o mundo de Tarantino com pinceladas de Frank Muller, violência, vingança, volúpia e vícios. Assim é Violentina o novo RPG brasileiro de Eduardo Caetano que inova no sistema de jogo, pois utiliza um sistema baseado em cartas e fichas de poker com o intuito  de distribuir de forma equilibrada o controle narrativo entre os jogadores, transformando aspectos e características específicas deste tipo de filme em regras para a sua mesa de jogo. Assim Violentina pode funcionar sem narrador, o que torna o jogo uma espécie de pocker interpretativo e refinado.



A inovação não para por aí, este RPG é feito de maneira colaborativa ,  por meio de financiamento coletivo. Como assim? O Jovem NERD nos ajuda a entender:

Financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o método de bancar um projeto através da contribuição antecipada daqueles interessados na iniciativa. Se o valor estipulado para a execução do projeto for alcançado, a parada acontece e todos os colaboradores recebem recompensas previamente combinadas de acordo com o seu nível de suporte. Se o valor não for alcançado, o projeto volta para a gaveta e nenhum colaborador é cobrado. Como um amigo nosso definiu muito bem, ao participar de uma iniciativa de financiamento coletivo, você se torna uma espécie de micro-sócio no projeto, contribuindo para sua execução, mas também recebendo coisas legais em troca caso ele realmente saia do papel (ou do site!) e se realize.
A arte é um atrativo! Muito boa!

Não sou grande fã de jogos do gênero, mas confesso que este RPG me chamou a atenção não só pela maneira como  é construído mas também pela inovação e conteúdo. A arte é de muito bom gosto e o sistema é uma opção para quem quer novidade. Quer jogar com vilões na cidade do pecado? Violentina é uma ótima pedida! Digo mais, iniciativas como esta servem para dar um novo fôlego para o cenário dos livros impressos que vinham perdendo espaço para os PDFs gratuitos e livros digitais. Você pode contribuir para o lançamento do livro oficial clicando aqui

O projeto já deu certo, a meta de R$ 2.000 foi batida bem antes do esperado e brindes surpresas além dos listados vem aí! Você pode contribuir a partir de R$ 5,00. Não fique de fora dessa.





Brindes para os colaboradores:

·         O download da versão final de em Violentina PDF.
·         A cópia impressa do livro autografado.
·         Par de baralhos exclusivos para o jogo.
·         Livreto impresso com 3 novas Tramas
·         Uma maleta super com uma versão do livro encadernada à mão e com todas as outras recompensas disponíveis e mais alguns itens exclusivos.

Aqui você encontra um playteste do jogo, basta entrar e testar!


7 comentários :

  1. Valeu pela força, Malks!

    Gosto muito da proposta de vcs, de resgate da tradição oral. Muito do Violentina, e da minha percepção do RPG em geral, vem de uma autora brasileira, contadora de história, Gyslaine Matos, do livro: A Palavra do Contador de Histórias. Bem na pegada que vcs tem com o trabalho na escola.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, é uma honra tê-lo no nosso blog.Acreditamos muito no que fazemos e creio que é por isso que as coisas tem dado certo. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Não temos muito, mas se houver tempo iremos apoiar o Violentina.

    Estaremos sempre por aqui Sr. Eduardo! Conte conosco.

    ResponderExcluir
  3. Jogo interessante. Parabéns a todos que o realizaram. O RPG precisa de vocês!

    ResponderExcluir
  4. Mark James Watson.17 de agosto de 2011 09:08

    Congratulations! I love this game! Comprehensive, broad, dynamic, beautiful!

    ResponderExcluir
  5. Mark, we don't really know because the official book is not yet released...

    ResponderExcluir
  6. Thanks! I would love to play! I want this RPG! How do I get?

    Send e-mail: @ yahoo.com Mark.James.Watson

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...